Boulevard de Clichy
Paul Signac
Paul Signac nasceu em Paris em 11 de novembro de 1863. O encontro com o Impressionismo, especialmente com o trabalho de Monet, fez com que ele se sentisse induzido a abandonar os estudos de arquitetura e se tornasse pintor.
Calvados
Em 1884 Signac conheceu Georges Seurat e o resultado desta reunião foi a adesão de Signac ao pontilhismo. Depois da morte de Seurat, em 1891, Paul Signac tornou-se o principal porta-voz do movimento Neo-Impressionista, apoiado pelo crítico Félix Fénéon. Em 1899 Signac escreveu uma obra de referência sobre o "Neo-Impressionismo: D'Eugène Delacroix au Néo-Impressionnisme" [De Eugène Delacroix ao Neo-Impressionismo].
Barcos à vela em Les Sables-d Olonne
Em suas pinturas Paul Signac sempre buscou seguir as regras da teoria da cor pontilhista. Signac também fez muitas aquarelas, o que lhe permitiu mais liberdade de expressão. Seus motivos favoritos foram as paisagens do Mediterrâneo, incluindo o mar e os barcos que ele tanto amava.
A sala de jantar
Paul Signac não foi apenas importante como um expoente do Neo-Impressionismo. Ele também exerceu uma profunda influência sobre gerações de artistas de sucesso. Foi um dos primeiros a promover Henri Matisse e André Derain, pode-se mesmo afirmar que Signac aplainou o caminho para o fauvismo.
Sua técnica pontilhista formalmente abstrata também serviu de base para as tendências do século 20, especificamente o cubismo.
Paul Signac morreu em Paris em 15 de agosto de 1935.
Paris-quai-de-la-tournelle-1886
Saiba mais aqui e aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário