Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Mecânica - Aula 20 (continuação)

Exercícios de revisão 

Revisão/Ex 1:
(Vunesp)
Assinale a alternativa que apresenta o enunciado da Lei da Inércia, também conhecida como Primeira Lei de Newton.

a) Qualquer planeta gira em torno do Sol descrevendo uma órbita elíptica, da qual o Sol ocupa um dos focos.
b) Dois corpos quaisquer se atraem com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.
c) Quando um corpo exerce uma força sobre outro, este reage sobre o primeiro com uma força de mesma intensidade e direção, mas de sentido contrário.
d) A aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que nele atuam, e tem mesma direção e sentido dessa resultante.
e) Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que sobre ele estejam agindo forças com resultante não nula.


Resolução: clique aqui 

Revisão/Ex 2:
(Vunesp)
As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:

a) Primeira Lei de Newton;
b) Lei de Snell;
c) Lei de Ampère;
d) Lei de Ohm;
e) Primeira Lei de Kepler.


Resolução: clique aqui

Revisão/Ex 3:
(UFF)
Abaixo estão representadas as forças, de mesmo módulo, que atuam numa partícula em movimento, em três situações. É correto afirmar que a partícula está com velocidade constante:

a) apenas na situação 1
b) apenas na situação 2
c) apenas nas situações 1 e 3
d) apenas nas situações 2 e 3
e) nas situações 1,2 e 3.



Resolução: clique aqui

Revisão/Ex 4:
(PUC-SP)
No arremesso de peso, um atleta gira um corpo rapidamente e depois o abandona. Se não houver influência da Terra e desprezando a resistência do ar, a trajetória do corpo após abandonado pelo atleta seria:

a) circular.
b) parabólica.
c) curva qualquer.
d) retilínea.
e) espiral.


Resolução: clique aqui

Revisão/Ex 5:
(U.Uberaba-MG)
Coloca-se um cartão sobre um copo e uma moeda sobre o cartão. Puxando-se bruscamente o cartão, a moeda cai no copo.



O fato descrito ilustra:

a) inércia.
b) aceleração.
c) atrito.
d) ação e reação.
e) nenhuma das anteriores.


Resolução: clique aqui
e
Desafio:

De acordo com o princípio da inércia, um corpo livre da ação de forças ou está em repouso ou realiza movimento retilíneo uniforme. Considere agora o exemplo: um professor, após um dia de aulas, volta para sua casa, em seu carro. Entra no veículo e coloca seus livros no banco do passageiro. Ao se deslocar em uma avenida, em movimento uniforme, aproxima-se de um semáforo que passa do amarelo para o vermelho. Imediatamente o professor freia seu veículo e os livros são projetados para frente, em relação ao carro, sem a ação de forças. Este fato contraria o princípio da inércia?

A resolução será publicada na próxima quinta-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário