Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 15 de novembro de 2014

Especial de Sábado

Os raios cósmicos

Apesar do nome, os raios cósmicos não são ondas eletromagnéticas. São partículas extremamente rápidas e altamente energéticas que atingem a Terra. Entre as partículas que constituem a radiação cósmica predominam os elétrons e os núcleos atômicos, principalmente de hidrogênio (prótons).

A origem dessas partículas não está perfeitamente esclarecida. O mais provável é que as menos energéticas, em sua maioria, venham do Sol e de nossa própria galáxia, a Via Láctea. As mais energéticas são, possivelmente, oriundas de explosões de estrelas, principalmente as supernovas.


Os cientistas brasileiros e as pesquisas com raios cósmicos

No Brasil, as atividades envolvendo os raios cósmicos marcam o próprio início das pesquisas físicas em nosso país. Por ocasião da implantação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, em 1934, foi marcante a atuação do físico ucraniano de nascimento, naturalizado italiano, Gleb Wataghin (1899-1986), que hoje empresta seu nome ao Instituto de Física da Unicamp.

Ele conseguiu, na época, reunir inúmeros pesquisadores brasileiros, entre os quais se destacaram Marcelo Damy de Souza Santos (1914-2009), Mário Schenberg (1914-1990), Paulus Aulus Pompéia (1911-1992) e mais tarde Oscar Sala (1922-2010), Jayme Tiomno (1920-2011) e César Lattes (1924-2005).

Um fato de repercussão internacional foi a descoberta da partícula méson pi ou píon, por César Lattes, em 1947, a partir do estudo dos raios cósmicos. Em 1949, foi criado no Rio de Janeiro o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), coordenado por César Lattes e José Leite Lopes (1918-2006), outro importante pesquisador brasileiro, primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Física. Novas instituições se seguiram, como o Conselho Nacional de Pesquisas, hoje Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), criado em 1951. Fonte: Os fundamentos da Física; Volume 3

Leia aqui a interessante entrevista de Marcelo Damy de Souza Santos.

Professor Paulus Aulus Pompéia entre seus pares do Instituto de Física da USP em 1990.
Clique sobre a foto para ampliar

Primeira fila: Amélia Hamburger, José Galvão de Pisapia Ramos, Oscar Sala, José Leite Lopes, Jayme Tiomno, Elisa Frota Pessoa, Paulus Aulus Pompéia, Roberto Aureliano Salmeron, Marcelo Damy de Souza Santos, José Israel Vargas, Giorgio Moscati e Henrique Fleming.
Segunda fila: José Antonio de Freitas Pacheco, Fernando Zavislak, Ernest Hamburger, Sílvio Herdade, João Carlos dos Anjos, Carlos Ourivio Escobar, Tereza Borello, Normando Celso Fernandes, José Maria Filardo Bassalo, Penha Maria Cardoso Dias, Iuda Dawid Goldman Vel Lejbman e Newton Bernardes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário