Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 16 de novembro de 2014

Arte do Blog

Saint-Tropez, Jeanne et son fils Pierre
Henri Manguin

Henri Manguin foi um pintor francês nascido em Paris, em 23 de março de 1874. Manguin ligou-se ao movimento fauvista a partir do aparecimento dessa tendência pictórica. Seu primeiro contato com o mundo da arte teve lugar no estudo do pintor simbolista Gustave Moreau na École des Beaux-Arts. A influência de Moreau na formação de Fauvismo foi da maior importância, pois ele tornou seu estúdio como ponto de encontro de artistas que se tornariam os principais representantes do movimento.

  Jeanne debout au Ruban laranja

Junto com Manguin foram discípulos de Moreau, Georges Rouault, Charles Camoin e a figura de proa do movimento fauvista, Henri Matisse. Além da influência de Moreau foi crucial para a formação de Maguin o estudo dedicado às obras do Louvre. Algumas das cópias feitas dessas obras (especialmente da Renascença) foram adquiridas pelo Estado francês.

Les osselets, Cassis

Sua primeira exposição foi no Salão dos Independentes, em 1902, expôs mais uma vez, em 1904, junto com Jean Puy, Andre Derain, Vlaminck e Kees van Dongen. Esta exposição foi denominada "1905 Salon d'Automne" e marcou o início do fauvismo. 

La Ferme Brunette

Manguin fez diversas viagens pela Europa, tendo visitado com mais frequência a Bélgica e a Espanha. Um dos traços característicos de sua obra é a estilização das figuras, especialmente nos muitos retratos preservadas por sua esposa Jeanne, e também é notável o seu respeito pela tradição figurativa.

Henri Manguin faleceu em Saint-Tropez, em 1949.

Le filet

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário