Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 20 de setembro de 2014

Preparando-se para o ENEM / 2014

Enem / Energia II

Exercício 1:
Muitas usinas hidroelétricas estão situadas em barragens. As características de algumas das grandes represas e usinas brasileiras estão apresentadas no quadro abaixo:


A razão entre a área da região alagada por uma represa e a potência produzida pela usina nela instalada é uma das formas de estimar a relação entre o dano e o benefício trazidos por um projeto hidroelétrico. A partir dos dados apresentados no quadro, o projeto que mais onerou o ambiente em termos de área alagada por potência foi:

(A) Tucuruí.
(B) Furnas.
(C) Itaipu.
(D) Ilha Solteira.
(E) Sobradinho.


Resolução:

O quadro nos mostra que a Usina de Sobradinho ocupou a maior extensão de área alagada e com a menor potência produzida. Portanto, o projeto que mais onerou o ambiente em termos de área alagada por potência foi Sobradinho.

Resposta: (E)

Exercício 2:
A tabela a seguir apresenta alguns exemplos de processos, fenômenos ou objetos em que ocorrem transformações de energia. Nessa tabela, aparecem as direções de transformação de energia. Por exemplo, o termopar é um dispositivo onde energia térmica se transforma em energia elétrica.



Dentre os processos indicados na tabela, ocorre conservação de energia

(A) em todos os processos.
(B) somente nos processos que envolvem transformações de energia sem dissipação de calor.
(C) somente nos processos que envolvem transformações de energia mecânica.
(D) somente nos processos que não envolvem energia química.
(E) somente nos processos que não envolvem nem energia química nem energia térmica.


Resolução:

Ocorre conservação de energia em todos os processos citados.


Resposta: (A)

Exercício 3:
Lâmpadas incandescentes são normalmente projetadas para trabalhar com a tensão da rede elétrica em que serão ligadas.
Em 1997, contudo, lâmpadas projetadas para funcionar com 127 V foram retiradas do mercado e, em seu lugar, colocaram-se lâmpadas concebidas para uma tensão de 120 V. Segundo dados recentes, essa substituição representou uma mudança significativa no consumo de energia elétrica para cerca de 80 milhões de brasileiros que residem nas regiões em que a tensão da rede é de 127 V.
A tabela abaixo apresenta algumas características de duas lâmpadas de 60W, projetadas respectivamente para 127 V (antiga) e 120 V (nova), quando ambas encontram-se ligadas numa rede de 127 V.



Acender uma lâmpada de 60 W e 120 V em um local onde a tensão na tomada é de 127 V, comparativamente a uma lâmpada de 60 W e 127 V no mesmo local tem como resultado:

(A) mesma potência, maior intensidade de luz e maior durabilidade.
(B) mesma potência, maior intensidade de luz e menor durabilidade.
(C) maior potência, maior intensidade de luz e maior durabilidade.
(D) maior potência, maior intensidade de luz e menor durabilidade.
(E) menor potência, menor intensidade de luz e menor durabilidade.

Resolução:


Acender uma lâmpada de 120 V numa tomada de 127 V , tem como resultado maior potência (65 W), maior luminosidade (920 lúmens) e menor durabilidade (452 h).

Resposta: (D)

Exercícios 4:
A energia térmica liberada em processos de fissão nuclear pode ser utilizada na geração de vapor para produzir energia mecânica que, por sua vez, será convertida em energia elétrica. Abaixo está representado um esquema básico de uma usina de energia nuclear.



Com relação ao impacto ambiental causado pela poluição térmica no processo de refrigeração da usina nuclear, são feitas as seguintes afirmações:

I. o aumento na temperatura reduz, na água do rio, a quantidade de oxigênio nela dissolvido, que é essencial para a vida aquática e para a decomposição da matéria orgânica.
II. o aumento da temperatura da água modifica o metabolismo dos peixes.
III. o aumento na temperatura da água diminui o crescimento de bactérias e de algas, favorecendo o desenvolvimento da vegetação.

Das afirmativas acima, somente está(ão) correta(s):
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) II e III.

Resolução:

I. Correta. O aumento da temperatura da água diminui a taxa de oxigênio nela dissolvido, que é essencial para a vida aquática e para a decomposição da matéria orgânica.
 

II. Correta. Os peixes são animais pecilotermos, isto é, possuem mecanismos que adaptam sua temperatura à do meio ambiente. Por isso, o aumento da temperatura da água modifica o metabolismo dos peixes.
 

III. Incorreta. O aumento da temperatura da água favorece a proliferação de bactérias e algas.

Resposta: (D)

Exercício 5: 

A partir do esquema são feitas as seguintes afirmações:

I. a energia liberada na reação é usada para ferver a água que, como vapor a alta pressão, aciona a turbina.

II. a turbina, que adquire energia cinética de rotação, é acoplada mecanicamente ao gerador para produção de energia elétrica.


III. a água depois de passar pela turbina é pré-aquecida no condensador e bombeada de volta ao reator.

Dentre as afirmações acima, somente está(ão) correta(s):

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) II e III.


Resolução:


I. Correta. A energia liberada no processo de fissão nuclear é utilizada para ferver a água e produzir vapor. O vapor sob alta pressão incide na turbina,  movimentando-a.
 

II. Correta. A turbina acionada pelo vapor adquire energia cinética de rotação que é transformada em energia elétrica, em virtude do fenômeno da indução eletromagnética.
 

III. Incorreta. O vapor de água que sai da turbina é resfriado, sofre condensação e também se resfria, sendo bombeada de volta ao reator. O resfriamento da água que sai da turbina é feito pela água fria que percorre a serpentina e é proveniente do rio. Esta água se aquece e volta ao rio.

Resposta (D)

Exercício 6:
O esquema abaixo mostra, em termos de potência (energia/tempo), aproximadamente, o fluxo de energia, a partir de uma certa quantidade de combustível vinda do tanque de gasolina, em um carro viajando com velocidade constante.



O esquema mostra que, na queima da gasolina, no motor de combustão, uma parte considerável de sua energia é dissipada. Essa perda é da ordem de:

(A) 80%.      (B) 70%.      (C) 50%.      (D) 30%.      (E) 20%.

Resolução:

Do total de 71 kW, recebidos pelo motor,  são  dissipados para o meio ambiente 56,8 kW. Assim, em termos de porcentagem, a dissipação de energia foi de:

56,8kW/71kW = 0,80 = 80%


Resposta: (A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário