Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 21 de setembro de 2014

Arte do Blog

Nature morte aux fleurs jaunes, 1956

Jacques Villon

Gaston-Émile Duchamp, pseudônimo Jacques Villon (1875-1963). Pintor francês nascido em Damville, Normandia, cujo estilo singular estabeleceu um sentido entre as tendências abstrata e figurativa da arte moderna. Primogênito do casal Eugéne Duchamp e Marie-Caroline-Lucie Nicolle, e irmão da pintora Suzanne Duchamp, do escultor Raymond Duchamp-Villon edo também pintor Marcel Duchamp. Teve suas primeiras aulas de arte com seu avô materno, Emile Nicolle, o qual era comerciante e artista ao mesmo tempo.

  Ferme normande, 1953

Mudou-se (1894) com seu irmão Raymond para Montmartre, bairro da cidade de Paris, destinado a estudar Direito na Universidade de Paris. Abandonou o curso para se dedicar à arte do desenho e da pintura e adotou seu pseudônimo (1895) em homenagem ao poeta medieval francês François Villon. Na capital francesa iniciou-se publicando desenhos satíricos em periódicos humorísticos de Paris (1897) que satirizavam a religião, o exército e tantos outros bastiões da moral conservadora da época.

Potager la Brunié, 1941

Profissionalizando-se como pintor, ajudou a organizar a seção de desenhos do primeiro Salon d'Automne (1903) e durante os dois anos seguintes, estudou arte na Académie Julian. Mudou-se (1906) para Puteaux, subúrbio de Paris, e organizou o movimento denominado Section d'Or (1912), que pretendia sistematizar os princípios teóricos do cubismo. Nos anos seguintes expôs quadros, como Mulher sentada e Tabuleiro de xadrez, caracterizados pela combinação de formas geométricas cubistas com variedade de cores vivas. Durante a Primeira Guerra Mundial trabalhou como cartógrafo para o exército.

Man sitting, 1958

Nas duas décadas seguintes, dedicou-se principalmente à gravura e durante a segunda guerra mundial, estabeleceu-se no sul da França. Internacionalmente conhecido pelas composições paisagísticas nas quais empregava métodos próprios da abstração geométrica, sua obra caracterizou-se pelo apelo ao figurativismo, pela luminosidade impressionista e pela capacidade para captar as características locais. 

Jacques Villon morreu em Puteaux, perto de Paris, aos 87 anos.
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JaqVilon.html
x
Orly, 1954

 Clique aqui

Um comentário:

  1. É muito bom constatar que existem outros professores de física que gostam também de arte e de outras aplicações para a inteligência humana...bravo!!!

    ResponderExcluir