Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Enem 1


Maçã em frente à câmera

Borges e Nicolau

A foto mostra uma instalação artística representando uma câmera fotográfica registrando um instantâneo. Os fios representam raios de luz que partem do objeto (a silhueta da maçã da "Apple", feita de madeira) e chegam ao "filme", na parte posterior da câmera. Essa instalação apareceu nos meios de comunicação recentemente para homenager o fundador da Apple, Steve Jobs, por ocasião de seu falecimento.

A obra de arte é fiel ao processo fotográfico, na parte posterior da câmera situa-se o elemento que capta a luz. Nos primórdios da fotografia era o filme, hoje há sensores eletrônicos que registram as matizes luminosas, os claros e escuros do objeto e o transformam em uma fotografia que pode ser vista em telas de computadores ou em dispositivos móveis como celulares e tablets, mas também pode ser impressa em papel como as fotos de outrora.

Olhando a fotografia acima e supondo que a altura da maçã (objeto) fosse 18 cm e esta estivesse posicionada a 45 cm de distância da câmera, qual deveria ser a altura da imagem (h) se a câmera tivesse 15 cm de profundidade.

a) 2 cm
b) 4 cm
c) 6 cm
d) 7 cm
e) 9 cm

Resolução:

Esquematizando (sem escala) a situação:


h/18 = 15/45 => h/18 = 1/3 => h = 6 cm

Resposta: c

Nenhum comentário:

Postar um comentário