Forças em trajetórias curvilíneas
Borges e Nicolau
Exercício 1:
Um bloquinho de massa m = 0,4 kg preso a um fio, gira numa mesa horizontal perfeitamente lisa com velocidade escalar constante v = 2 m/s. O raio da trajetória é R = 20 cm. Qual é a intensidade da força de tração no fio suposto ideal?
Resposta: 8 N
Exercício 2:
Um carro de 800 kg, deslocando-se numa estrada, passa pelo ponto mais baixo de uma depressão com velocidade de 72 km/h, conforme indica a figura. Qual é a intensidade da força normal que a pista exerce no carro? É dado g = 10 m/s2.
Resposta: 11200 N
Exercício 3:
Um carro de 800 kg, deslocando-se numa estrada, passa pelo ponto mais alto de uma lombada com velocidade de 72 km/h, conforme indica a figura. Qual é a intensidade da força normal que a pista exerce no carro? É dado g = 10 m/s2.
Resposta: 4800 N
Texto relativo às questões 4 e 5.
Uma pedra amarrada a um fio, considerado ideal, realiza um movimento circular num plano vertical. O raio da trajetória é R = 0,5 m.
A velocidade escalar da pedra ao passar pelo ponto mais baixo da trajetória é v1 e a força de tração no fio tem intensidade T1.
No ponto mais alto a velocidade escalar é v2 e força de tração no fio tem intensidade T2. A massa da pedra é m = 50 g e a aceleração da gravidade g = 10 m/s2.
Exercício 4:
Sendo v1 = 11 m/s, determine T1.
Resposta: 12,6 N
Exercício 5:
Sendo T2 = 7,6 N, determine v2.
Resposta: 9 m/s
alias são os exercícios 2º e 3º. O 1º eu fiz.
ResponderExcluirObg pela atenção
prof consegui fazer os que eu estava com dúvida. era só transformar a velocidade de km/hs para m/s. vale
ResponderExcluirFicaria muito grata se vocês publicassem uma explicação sobre trabalho e força em trajetórias curvilíneas...
ResponderExcluirObg... :D