Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Física Animada

5 comentários:

  1. Excelente! Sua didática é ótima! Já não basta ter demonstrado claramente a diferença entre repouso e movimento, ainda há um "videozinho" para aprofundar o conhecimento! Parabéns Professor Nicolau!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Prof. Nicolau. Muito melhor do que a lousa.

    ResponderExcluir
  3. Que bom ter aulas nesse nivel de graça!!!! valeu mesmooooo

    ResponderExcluir
  4. Para complementar o estudo do tema “Movimento” proposto em sala de aula pela professora Nina do conteúdo de Física, foi feita a leitura do livro Os Movimentos de Nicolau Gilberto Ferraro e, posteriormente, um debate a respeito do livro.

    O livro facilitou o entendimento da matéria e das fórmulas apresentadas na apostila, por meio de explicações claras e simples e de exemplos comuns no cotidiano, tais como o motivo pelo qual sentimos aquele “friozinho” na barriga quando estamos em uma montanha russa ou no elevador.

    Debatemos sobre o fato de que os conceitos de movimento e repouso são relativos e dependem do referencial adotado e, o mesmo ocorre com a forma da trajetória que um corpo descreve; sobre os efeitos da aceleração em nosso corpo; sobre os movimentos que a Terra descreve além dos movimentos de translação e rotação, dos quais muitos alunos, inclusive eu, não possuíam conhecimento; sobre Galileu Galilei e como ele, utilizando somente uma luneta, desbravou mares até então desconhecidos pelo homem, ao perceber que a Terra não era o centro do Universo, indo, então, contra os princípios defendidos na época; sobre Isaac Newton, que se apoiou sobre ombros de gigantes e foi capaz de enxergar longe, propondo três leis fundamentais para a Mecânica Clássica: Lei da Inércia, Principio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação; e por último, mas não menos importante, sobre Albert Einsten, que possuía uma genialidade fora dos parâmetros e que propôs a brilhante Teoria da Relatividade, reformulando então, os conceitos de espaço, tempo e massa ao mostrar que a velocidade da luz é sempre constante e que se um corpo se movesse nessa velocidade, possuiria massa infinita, já que na Mecânica Relativística, quanto maior a velocidade de um corpo, maior será a sua massa.

    Todo esse conhecimento tem sido construído há séculos, desde os primeiros filósofos e sua ânsia por compreender os mistérios do Universo. É um legado que foi deixado para nós, bem mais precioso que qualquer riqueza, pois o conhecimento é eterno e, tal como Einsten dizia “Somos mortais imortais, porque criamos juntos obras que nos sobrevivem”. Do mesmo modo, esse conhecimento será uma herança para as futuras gerações e muitas contribuições serão feitas ao longo do tempo.

    Muitos de nossos questionamentos serão finalmente silenciados e, outros mais surgirão. O conhecimento move o mundo.

    Rafaela Luiza Vilela de Souza,

    Aluna do 1º E.M. da Escola IEPUC de Alpinópolis - MG

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante, professor! Parabéns pela dedicação

    ResponderExcluir