Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Leituras do Blog



Eniac, o primeiro computador moderno

Borges e Nicolau
Máquinas de computação eram usadas desde 1800 e, embora totalmente diferentes das de hoje, tinham alguns aspectos dos computadores modernos. A diferença primordial residia na forma de fazer os cálculos através de dispositivos mecânicos, constituídos por alavancas e rodas dentadas, semelhantes às máquinas dos relógios movidos a corda.

É de consenso geral, entretanto, que o primeiro computador moderno foi o Eniac (Electrical Numerical Integrator and Computer), desenvolvido para uso militar na década de 1940. O Exército dos Estados Unidos buscava uma forma eficiente de fazer cálculos balísticos e melhorar a pontaria dos canhões. A criação de uma máquina eletrônica digital afigurava-se como solução para resolver os complicados problemas que demandavam horas de trabalho manual.

O Eniac começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial, mas só se tornou operacional após o final da guerra, em 1946. Seus criadores foram os cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.

A "máquina" usava mais de 17.000 válvulas, "pesava" 30 toneladas e ocupava uma área de 180 metros quadrados.

Na época não se pensava em usar um sistema operacional, a operação era feita de forma similar à de uma calculadora simples de hoje e a programação usava milhares de interruptores, podendo cada um deles assumir o valor 1 ou 0 conforme o interruptor estivesse ligado ou desligado.

Para programar era necessário uma grande quantidade de pessoas que percorriam as longas filas de interruptores dando ao Eniac instruções necessárias para os cálculos.

Interessante notar que muitas das calculadoras de bolso de hoje têm mais poder de computação do que esta máquina.

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário