Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 1 de maio de 2011

Arte do Blog

Profeta Daniel - Pedra sabão - Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG

O Aleijadinho

Borges e Nicolau

Na semana passada abordamos a obra do artista italiano Gian Lorenzo Bernini, mestre do estilo barroco, corrente artística que nasceu na Itália por volta de 1600 e espalhou-se pela Europa e América do Sul, trazida por espanhóis e portugueses. No Brasil o barroco foi adotado amplamente e, até hoje, a produção artística popular conserva características do movimento.

O artista de maior destaque do barroco brasileiro foi o "Aleijadinho", apelido de Antônio Francisco Lisboa, nascido em Ouro Preto em 1730 ou 1738, não há precisão na data, e morto na mesma cidade, em 1814. O apelido deveu-se a uma doença degenerativa que provocou gradativamente a perda de dedos, depois mãos e pés, o que fez com que no fim da carreira o artista trabalhasse com o cinzel e o martelo amarrados aos pulsos pelos ajudantes.

Antônio Francisco Lisboa era filho de um arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa, e de uma escrava de quem se sabe apenas o primeiro nome: Isabel. Foi um artista de múltiplos talentos, arquiteto e escultor. Formalmente só recebeu a educação primária, mas cresceu entre obras de arte, já que, além de seu pai, um dos primeiros arquitetos de Minas Gerais, conviveu com o tio Antônio Francisco Pombal, conhecido entalhador das principais cidades históricas mineiras.

A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos depois de sua morte. Sua trajetória é reconstituída principalmente através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito sua contribuição seja controversa, já que a atribuição da autoria da maior parte das mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome foi feita sem qualquer comprovação documental, baseando-se apenas em critérios de semelhança estilística com peças documentadas. O conjunto da obra foi realizado em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas.

Apesar de ter sido respeitado em sua época, Aleijadinho, após sua morte, foi relegado a um quase esquecimento. O reconhecimento de que sua obra - o barroco reconstruído dentro de uma concepção rigorosamente brasileira - havia sido a expressão máxima desse movimento no Brasil foi uma consequência da Semana de Arte Moderna de 1922.

Nenhum comentário:

Postar um comentário