Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Caiu no vestibular

Rede elétrica residencial

Borges e Nicolau

(UFMG)
O circuito da rede elétrica de uma cozinha está representado, esquematicamente, nesta figura:


Nessa cozinha, há duas lâmpadas L, uma geladeira G e um forno elétrico F.

Considere que a diferença de potencial na rede elétrica é constante.

Inicialmente, apenas as lâmpadas e o forno estão em funcionamento. Nessa situação, as correntes elétricas nos pontos P e Q, indicados na figura, são, respectivamente, iP e iQ.

Em certo instante, a geladeira entra em funcionamento.

Considerando-se essa nova situação, é correto afirmar que

a) iP e iQ se alteram.
b) apenas iP se altera.
c) iP e iQ não se alteram.
d) Apenas iQ se altera

Solução:

A intensidade da corrente elétrica no ponto Q (iQ) é a mesma que atravessa o forno elétrico F. Esta corrente não se altera, quando a geladeira entra em funcionamento. Isto ocorre pois o forno continua submetido à mesma tensão elétrica (127 V) e sua resistência elétrica também não se altera. Note que as intensidades das correntes que atravessam as lâmpadas L também não se alteram.

A intensidade da corrente elétrica no ponto P (iP) é a intensidade da corrente total que percorre o circuito da rede elétrica da cozinha. Esta aumenta uma vez que a geladeira também está funcionando.

Resposta: B

Observação: Um erro comum é considerar a intensidade da corrente total iP invariável e concluir que a intensidade da corrente iQ diminui, uma vez que a geladeira, ao entrar em funcionamento, também será percorrida por corrente elétrica.

O circuito abaixo mostra o que acontece com a intensidade da corrente no ponto A quando a chave K é fechada e mais um resistor é acrescentado ao circuito, mantendo-se a diferença de potencial constante.

Clique para ampliar

6 comentários:

  1. Seguindo a proposta que " Em certo instante, a geladeira entra em funcionamento.":
    A corrente Iq passa de zero para 1 Ampere, a Ip de 3A para 4A, logo... A Resposta é A... a Ip e Iq se alteram. Bom... esse é o meu ponto de vista.

    "Todo ponto de vista é a vista de um ponto!" Leonard Boff

    ResponderExcluir
  2. Opa! pensei que a corrente da geladeira fosse Iq... pq no esquema acima está no último resistor.... sendo assim a resposta é B mesmo... desculpe-me pela confusão.. Abraço mestre!

    ResponderExcluir
  3. citou Leonardo boff ja vi a besteira que fez. Herejão

    ResponderExcluir