Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

terça-feira, 15 de junho de 2010

Pense & Responda



KERS

Sidney Borges
Os aficionados pelas corridas de automóveis estão familiarizados com o termo KERS, um dispositivo incorporado aos carros de Fórmula 1.

O conceito é simples, quando o carro é freado O KERS, cuja sigla significa Sistema de Recuperação de Energia Cinética, armazena parte da energia que seria desperdiçada aquecendo os discos dos freios, levando-os à incandescência.

Essa energia captada é devolvida quando o piloto sente necessidade de potência. O ganho é significativo, até 81,6 cv extras podem ser utilizados durante 6,67s.

Durante o treino para o GP da Malásia de 2009, ao sair de uma curva de baixa, o piloto da McLaren, Lewis Hamilton, acionou o KERS e a velocidade de seu carro passou de 54 km/h para 270 km/h em 4 segundos, com aceleração escalar constante, permitindo a ultrapassagem de um retardatário com segurança.

Sem a utilização do KERS a McLaren vai de 0 a 100 km/h em 2,6 s. Com o dispositivo em ação qual seria o tempo gasto para atingir a velocidade de 100 km/h, partido do repouso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário