Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 13 de junho de 2010

Pense & Responda

Moinhos

Sidney Borges
Um dos graves problemas da atualidade é a poluição causada pela queima de combustíveis fósseis, cuja consequência é o aquecimento global.

A demanda por fontes energéticas recolocou na ordem do dia a energia nuclear que durante décadas esteve em compasso de espera. Essa forma eficiente de produção energética é motivo de polêmica em função dos resíduos que produz.

A energia eólica é a preferida dos ambientalistas pois usa apenas a força dos ventos a impulsionar moinhos. A energia é produzida sem contaminação do ambiente e sem o impacto ambiental das hidrelétricas e suas represas.

As pás da ventoinha de um gerador de energia eólica medem 12 metros de diâmetro.


Quando a velocidade do vento incidente é igual a 30 km/h, um ponto periférico de uma das pás dá uma volta completa em 4 segundos, com velocidade escalar constante.

Calcule o tempo necessário para esse ponto percorrer 64,8 km em trajetória circular. Qual é a freqüência de rotação da pá e sua velocidade angular?

Comprimento da circunferência: c = 2πR
Use π = 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário