Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

José Leite Lopes

 José Leite Lopes nasceu no dia 28 de outubro de 1918, no Recife.


Ingressou, em 1935, no curso de Química na Escola de Engenharia de Pernambuco.

Em 1940, iniciou o curso de Física da Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro.

Trabalhou no Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e aprofundou suas pesquisas na Universidade de São Paulo (USP).

Doutorou-se em Física na Universidade de Princeton, em 1946. Foi seu orientador Wolfgang Pauli, premio Nobel de Física em 1945.

Nos anos 1949 e 1950, a convite de Robert Oppenheimer trabalhou no Instituto de Estudos Avançados de Princeton.

Foi um dos criadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Participou da fundação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). No período de 1967 a 1971, foi presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Nos anos de 1956 e 1957, a convite de Richard Feynman, foi pesquisador visitante no California Institute of Technology.

Em 1958, previu a existência de uma partícula mediadora neutra nas interações fracas no núcleo do átomo, ajudando a estabelecer as bases da chamada unificação eletrofraca. A contribuição de José Leite Lopes foi lembrada por Steven Weinberg por ocasião do recebimento do Prêmio Nobel de Física, em 1979.

Foi um dos expoentes na introdução da Física Teórica e da Física Moderna no Brasil. Trabalhou pelo ensino da Física nos mais diversos níveis. Traduziu, juntamente com com Jayme Tiomno, o famoso livro Física na Escola Secundária de Blackwood, Herron e Kelly.

Foi professor na Faculdade Nacional de Filosofia. Teve sua carreira interrompida no Brasil, em virtude do Ato Complementar número 75, de 1969. Exilado na França, trabalhou na Universidade de Strasbourg, onde permaneceu até 1985.

De volta ao Brasil, passou a dirigir o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, até o ano de 1989.

José Leite Lopes, faleceu no dia 12 de junho de 2006, no Rio de Janeiro..

Clique 
aqui e saiba mais sobre este notável cientista brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário