Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 18 de agosto de 2019

Arte do Blog

Dando um passeio pelas artes contemporâneas asiáticas, temos conosco Takashi Murakami, artista de diversas formas de expressão, pintor, escultor, desenhista e cineasta. Sua tese de doutorado teve como título: “O significado da falta de sentido no significado”. Em 2008, Murakami foi nomeado pela revista Time como uma das "100 Pessoas Mais Influentes do mundo", sendo o único artista visual incluído.

Mr. DOB

Takashi Murakami

Takashi Murakami nasceu no Japão, em 01 de fevereiro de 1962 e cresceu em Tóquio. Desde pequeno manifestou interesse por animação e mangá (quadrinhos japoneses). Na juventude direcionou seus estudos no sentido de trabalhar na indústria da animação. Depois de graduar-se na TUA Tokyo University of the Arts, Murakami mostrou-se insatisfeito com o estado da arte contemporânea no Japão, acreditando ser "uma profunda apropriação das tendências ocidentais". 

Vacences 2002
x
Assim, grande parte do seu trabalho inicial foi feito no espírito de crítica social e sátira. Ele também começou a desenvolver seu próprio ícone pop, "Mr. DOB ", que viria a tornar-se uma forma de auto-retrato, o primeiro de vários vistos em sua obra. Embora tenha atraído atenção, suas primeiras peças não foram bem recebido no Japão.

"de Eco Rangers Terra Force"

Em 1994, Murakami recebeu uma bolsa do Conselho Cultural da Ásia e participou do PS1 Programa Estúdio Internacional em New York por um ano. Durante a sua estada ele foi altamente inspirado por artistas contemporâneos ocidentais como Anselm Kiefer e especialmente Jeff Koons. Em Nova York ele estabeleceu um pequeno estúdio que, juntamente com a Fábrica Hiropon no Japão, tornou-se o precursor de sua empresa Kaikai Kiki. Depois de voltar ao Japão, ele iria desenvolver os principais conceitos por trás de sua prática artística e começar a exibir regularmente em grandes galerias e instituições de toda a Europa e América.

phoca thumb l

A arte de Murakami abrange uma ampla variedade de mídias e é geralmente descrita como superflat. Seu trabalho tem sido conhecido por seu uso de cores, incorporação de motivos do tradicional e popular da cultura japonesa, superfícies planas / brilhante e conteúdo que possa ser descrito de uma só vez como "bonito", "psicodélico", ou "satírico". Entre seus mais famosos temas recorrentes estão flores sorrindo, personagens icônicos, cogumelos, crânios, símbolos budistas, iconografia e os complexos sexuais da cultura otaku. Em 21 de junho de 2011, o Google apresentou um doodle marcado como "First Day of Summer", que foi criado por Murakami. Isto foi acompanhado por um doodle solstício de inverno para o hemisfério sul.

Francis Bacon Study of Isabel Rawsthorne

Clique aqui e aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário