Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 27 de janeiro de 2019

Arte do Blog

Zog - 1965/1966

James Brooks
  
James Brooks nasceu em 18 de outubro de 1906, em St. Louis, Missouri, EUA. Foi um artista dedicado à pintura abstrata e ao muralismo. Amigo de Jackson Pollock e Lee Krasner, Brooks foi um dos primeiros expressionistas abstratos a usar a coloração como técnica determinante. De acordo com o crítico de arte Carter Ratcliff: "A sua preocupação foi sempre a de criar acidentes pictóricos que permitem absorver significados pessoais para que assumam visibilidade." Em suas pinturas do final de 1940 Brooks começou a diluir a tinta a óleo nas obras que muitas vezes combinavam caligrafia e formas abstratas.
  
 Leen - 1974

Durante os anos de 1923 e 1926 James Brooks estudou na Universidade Metodista do Sul, no Instituto de Arte de Dallas e teve aulas com Martha Simkins. No ano seguinte, 1927, Brooks passou a frequentar o Students League de Nova York Art, New York City e teve aulas à noite com Kimon Nicolaides e Boardman Robinson. Esta fase durou até 1930 e, para se sustentar, Brooks trabalhou como letrista de paineis comerciais. Brooks teve a sua primeira exposição individual, onde exibiu pinturas expressionistas abstratas, em 1949, na Galeria Peridot, em Nova York.
 
Concord (from America: The Third Century Portfolio) - 1975

O Courtauld Institute of Art (Londres), o Museu de Arte de Dallas (Dallas, Texas), o Museu de Arte Moderna (Nova Iorque, NY), os Museus de arte da Universidade de Harvard, o Museu Whitney de Arte Americana (New York, NY), o Museu Honolulu de Arte, o Museu de Arte de Indianápolis (Indianapolis, Indiana), a Galeria de Arte de Sheldon (Lincoln, Nebraska), o Museu de Arte Americana Smithsonian (Washington DC), a Galeria Tate (Londres) e do Centro de Arte Walker (Minneapolis, Minnesota) estão entre as coleções públicas que exibem trabalhos de James Brooks.

Untitled - 1974

Seus trabalhos foram também exibidos por galerias, incluindo a Anita Shapolsky Gallery, em Nova York, a Galeria Peridot, em Nova York, e Washburn Gallery em Nova Iorque.

James Brooks morreu 9 de março de 1992, em Brookhaven, Nova Iorque, EUA.

Nalon - 1966/1968

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário