Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 17 de novembro de 2018

Arte do Blog

1926-Eclipsidesol

George Grosz

George Grosz nasceu em Berlim, Alemanha, em 1893. Depois de estudar arte em Dresden e Berlim, ele começou a contribuir charges para jornais alemães, como Ulk e Lustige Blatter. Na eclosão da Primeira Guerra Mundial Grosz foi recrutado para o exército alemão. Forte opositor da guerra, foi considerado inepto para a vida de caserna. No entanto, no ano seguinte, Grosz foi convocado novamente e trabalhou no transporte e guarda de prisioneiros de guerra.

 The agitator-1928

Após uma tentativa de suicídio, em 1917, Grosz foi colocado em um hospital do exército e condenado à morte. A intervenção de um dos seus patronos, o conde Kessler salvou-o do cadafalço e fez com que fosse dispensado do exército alemão.

Strasse in Berlin (1922-1923)
 
Após o armistício Grosz tornou-se um ativo militante de esquerda e contribuiu com vários periódicos comunistas. Ele também se juntou a artistas como John Heartfield, Otto Dix, Max Ernst e Kurt Schwitters para formar o grupo Dada alemão. Os desenhos de Grosz eram frequentemente atacados por membros do governo e líderes empresariais importantes. Os nazistas o abominavam. Grosz foi levado aos tribunais várias vezes, mas apesar de ter de pagar multas pesadas conseguiu escapar da prisão. Alguns desenhos dessa fase engajada, como A face da classe dominante (1921) e Ecce Homo (1927), renderam a Grosz reputação internacional como artista politicamente comprometido.

 The Poet Max Hermann-Neisse-1927

No final dos anos 1920 e início dos anos 1930, Grosz apontou seus "canhões" em Aldof Hitler e no Partido Nazista o que fez com que em 1932 ele se visse forçado a fugir da Alemanha e se instalar no Estados Unidos. Em 1938 Grosz naturalizou-se americano. Em 1959 ele retornou à Alemanha dizendo: "Meu sonho americano acabou por ser uma bolha de sabão". Grosz morreu pouco depois de seu retorno em decorrência da queda de um lance de escadas.

 Amalie-1922

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário