Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 15 de abril de 2018

Arte do Blog

"Deuses do Mundo Moderno" - Mural 
x
Hoje iniciamos a trilogia dos muralistas mexicanos, Orozco, Rivera e Siqueiros, cujos trabalhos de grande impacto no imaginário popular acabaram por influenciar renomados artistas latino-americanos, dentre os quais dois anteriormente apresentados neste espaço: o brasileiro Cândido Portinari e o colombiano Fernando Botero. Com espírito semelhante ao do realismo socialista, os muralistas mexicanos retrataram a sociedade e a classe trabalhadora. Com uma diferença sutil: a arte do realismo socialista mostra a vida de forma otimista, com um porvir glorioso, enquanto que no trabalho dos muralistas mexicanos o cotidiano sob o capitalismo é visto como triste e sofrido. O cineasta Serguei Eisenstein (O Encouraçado Potenkin) disse sobre as pinturas de Orozco: "... o nervo da realidade permanece fixo, como se fosse um prego na parede. (Borges e Nicolau)

 Semeadores - Pintura

Orozco
 
José Clemente Orozco (1883-1949) foi um dos maiores pintores mexicanos e um dos protagonistas do muralismo mexicano, juntamente com Rivera e Siqueiros.


Orozco destacou-se principalmente na pintura mural, mas também se dedicou à pintura de cavalete, à aquarela, ao desenho e à caricatura, que fazia mais como forma de sustento do que como arte.
 

A temática central da sua obra é a revolução, a luta do povo para atingir os seus ideais e uma nova sociedade. A representação formal da obra reflete uma mistura de influências estéticas que vão do realismo ao expressionismo e passam pela arte renascentista italiana dos séculos XV e XVI.
 

Orozco trabalhou principalmente no México, onde a sua atividade de muralista foi mais intensa, mas, à semelhança de outros muralistas mexicanos, desenvolveu algumas obras nos Estados Unidos. Um de seus mais famosos murais se encontra no Dartmouth College, em New Hampshire, e foi pintado entre 1932 e 1934, abrangendo quase 300 m² em 24 painéis. Outro de seus murais pode ser encontrado na New School for Social Research, atualmente New School University.
 

Entre 1922 e 1949, Orozco pintou uma superfície total de 4.700 m², em dezessete edifícios no México e quatro nos Estados Unidos.

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário