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sábado, 2 de dezembro de 2017

Especial de Sábado


Voo horizontal

(UNICAMP)
Em junho de 2017 uma intensa onda de calor atingiu os EUA, acarretando uma série de cancelamentos de voos do aeroporto de Phoenix no Arizona. A razão é que o ar atmosférico se torna muito rarefeito quando a temperatura sobe muito, o que diminui a força de sustentação da aeronave em voo. Essa força, vertical de baixo para cima, está associada à diferença de pressão ΔP entre as partes inferior e superior do avião. Considere um avião de massa total m = 3×105 kg em voo horizontal. Sendo a área efetiva de sustentação do avião A = 500 m2, na situação de voo horizontal ΔP vale


a) 5x103 N/m2.   b) 6x103 N/m2.   c) 1,5x106 N/m2.   d) 1,5x108 N/m2.

Resolução:

Como o avião realiza um voo horizontal, concluímos que a intensidade da força de sustentação da aeronave em voo (Far) é igual à intensidade de seu peso P = mg:

Far = m.g => Far = 3×105.10 => Far = 3×106 N

A diferença de pressão ΔP entre as partes inferior e superior do avião é igual a:


ΔP = Far/A => ΔP = 3×106/500 => ΔP = 6x103 N/m2


Resposta: b

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