Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Caiu no vestibular

Petróleo

(FATEC-SP)
Uma área profissional que tem tido muita oferta de trabalho é a exploração do petróleo no fundo do mar. Para se efetuar uma exploração petrolífera, é necessária uma pesquisa sísmica. Essa pesquisa é como uma ultrassonografia da região oceânica, pois permite reconhecer e mapear as várias camadas que constituem o subsolo marinho.
Para isso, um navio emite, por meio de canhões de ar comprimido à alta pressão, ondas sonoras. Essas ondas comportam-se de maneira diferente em meios de propagação diferentes (sólidos, líquidos mais densos, líquidos menos densos, gases etc.), produzindo, assim, uma mudança de velocidade na propagação da onda. No oceano, essa mudança de velocidade depende basicamente da salinidade, da temperatura e da densidade do meio.
Desta forma, comparando-se os dados gerados e recebidos com o retorno dessas ondas sonoras (sísmicas), é possível a confirmação da existência de reservas de óleo e gás no subsolo marinho e da distância destas do nível da superfície do mar (profundidade).


Figura 1 
(isiengenharia.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2011/06/presal_ 01.jpg Acesso em: 10.04.2013. Original colorido)

A figura 1 apresenta quatro camadas: pré-sal, sal, pós-sal e água, sendo que o petróleo (a mancha escura na parte inferior da figura 1) encontra-se incrustado na rocha do pré-sal. Suponha, para esse caso, que as densidades (d) dessas camadas na região explorada obedecessem à relação:

dÁGUA
< dPETRÓLEO < dPÓS-SAL < dSAL < dPRÉ-SAL
                                 
e que as condições de pressão, temperatura e salinidade do oceano nessa região em análise fossem consideradas normais, ou seja, causando pouca variação na velocidade da onda sonora.


 Figura 2

Desta forma, em relação às velocidades das ondas sonoras e aos pontos destacados no gráfico, representado na figura 2, podemos afirmar que

a) I e II referem-se à camada pré-sal.
b) III e IV referem-se ao oceano.
c) II refere-se à camada sal.
d) IV refere-se à camada pós-sal.
e) V refere-se ao petróleo.


Resolução:

Vamos comparar as informações obtidas das figuras 1 e 2.

Região I : profundidade 500 m => oceano
Região II : profundidade 1200 m => oceano
Região III : profundidade 3200 m => pós-sal
Região IV : profundidade 5000 m => sal
Região V : profundidade 6700 m => petróleo
Podemos, então, afirmar que a região V refere-se ao petróleo.

Resposta: e 

Nenhum comentário:

Postar um comentário