Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Rumo ao ENEM

Olá Pessoal! Esta postagem foi feita originalmente em 2014. Na postagem seguinte repetimos os links dos exercícios publicados recentemente. Dê uma boa recordada e tenha sucesso!

Borges e Nicolau

Enem / Cinemática II

Exercício 1:
O excesso de peso pode prejudicar o desempenho de um atleta profissional em corridas de longa distância como a maratona (42,2 km), a meia-maratona (21,1 km) ou uma prova de 10 km. Para saber uma aproximação do intervalo de tempo a mais perdido para completar uma corrida devido ao excesso de peso, muitos atletas utilizam os dados apresentados na tabela e no gráfico:




Usando essas informações, um atleta de ossatura grande, pesando 63 kg e com altura igual a 1,59 m, que tenha corrido uma meia maratona, pode estimar que, em condições de peso ideal, teria melhorado seu tempo na prova em

(A) 0,32 minuto. 

(B) 0,67 minuto. 
(C) 1,60 minuto. 
(D) 2,68 minutos. 
(E) 3,35 minutos.

Resolução:

Um atleta de ossatura grande, de massa 63 kg e com altura igual a 1,59 m, que tenha corrido uma meia maratona, pode estimar que, em condições de peso ideal, deveria ter massa de 58 kg. Nestas condições, o atleta teria 63 kg – 58 kg = 5 kg, acima do valor ideal. Na corrida de meia maratona, para 1 kg acima do valor ideal o atleta perde 0,67 min. 


Para 5 kg acima do valor ideal o atleta perderá: 5 x 0,67 min = 3,35 min.

Observação: O enunciado da questão refere-se ao peso do atleta, mas na realidade é a massa.

Resposta: (E)

Exercício 2:
As cidades de Quito e Cingapura encontram-se próximas à linha do equador e em pontos diametralmente opostos no globo terrestre. Considerando o raio da Terra igual a 6370 km, pode-se afirmar que um avião saindo de Quito, voando em média 800 km/h, descontando as paradas de escala, chega a Cingapura em aproximadamente

(A) 16 horas.
(B) 20 horas.
(C) 25 horas.
(D) 32 horas.
(E) 36 horas.


Resolução:

v = Δs/
Δt => v = π.R/Δt => 800 = 3,14.6370/Δt = Δt 25 h

Resposta: (C)

Exercício 3:
O tempo que um ônibus gasta para ir do ponto inicial ao ponto final de uma linha varia, durante o dia, conforme as condições do trânsito, demorando mais nos horários de maior movimento. A empresa que opera essa linha forneceu, no gráfico abaixo, o tempo médio de duração da viagem conforme o horário de saída do ponto inicial, no período da manhã.



De acordo com as informações do gráfico, um passageiro que necessita chegar até as 10h30min ao ponto final dessa linha, deve tomar o ônibus no ponto inicial, no máximo, até as:

(A) 9h20min
(B) 9h30min
(C) 9h00min
(D) 8h30min
(E) 8h50min

Resolução:
 

(A) Incorreta
Partindo do ponto inicial às 9h20min, o tempo de percurso será, de acordo com o gráfico, de 90min e o passageiro chegará ao ponto final às 10h 50min.
 

(B) Incorreta
Partindo do ponto inicial às 9h30min, o tempo de percurso será, de acordo com o gráfico, de 90min e o passageiro chegará ao ponto final  às 11h.
 

(C) Incorreta
Partindo do ponto inicial às 9h, o tempo de percurso será, de acordo com o gráfico, de 95min e o passageiro chegará ao ponto final às 10h 35min
 

(D) Incorreta
Partindo do ponto inicial às 8h30min, o tempo de percurso será, de acordo com o gráfico, de 105min e o passageiro chegará ao ponto final 10h15min e portanto antes das 10h30min. Logo, 8h30min não é o máximo horário que o passageiro deve tomar o ônibus no ponto inicial.
 

(E) Correta
Partindo do ponto inicial às 8h50min, o tempo de percurso será, de acordo com o gráfico, de 100min e o passageiro chegará ao ponto final às 10h30min.

Portanto, um passageiro que necessita chegar às 10h30min no ponto final, deverá tomar o ônibus no ponto inicial no máximo até às 8h50min.

Resposta: (E)

Exercícios 4:
João e Antônio utilizam os ônibus da linha mencionada na questão anterior para ir trabalhar, no período considerado no gráfico, nas seguintes condições:

– trabalham vinte dias por mês;
– João viaja sempre no horário em que o ônibus faz o trajeto no menor tempo;
– Antônio viaja sempre no horário em que o ônibus faz o trajeto no maior tempo;
– na volta do trabalho, ambos fazem o trajeto no mesmo tempo de percurso.

Considerando-se a diferença de tempo de percurso, Antônio gasta, por mês, em média,

(A) 05 horas a mais que João.
(B) 10 horas a mais que João.
(C) 20 horas a mais que João.
(D) 40 horas a mais que João.
(E) 60 horas a mais que João.

Resolução:

João faz o trajeto de ida em 50min
Antônio faz o trajeto de ida em 110min = 1h 50min.
João e Antônio fazem o trajeto de volta no mesmo tempo. Logo, Antonio gasta por dia 1h a mais do que João. Como eles trabalham 20 dias por mês, concluímos que em um mês Antonio gasta, em média, 20h a mais do que João.

Resposta: (C)

Exercício 5:
Na preparação da madeira em uma indústria de móveis, utiliza se uma lixadeira constituída de quatro grupos de polias, como ilustra o esquema.



Em cada grupo, duas polias de tamanhos diferentes são interligadas por uma correia provida de lixa. Uma prancha de madeira e empurrada pelas polias, no sentido A → B (como indicado no esquema), ao mesmo tempo em que um sistema e acionado para frear seu movimento, de modo que a velocidade da prancha seja inferior a da lixa. O equipamento acima descrito funciona com os grupos de polias girando da seguinte forma:

A) 1 e 2 no sentido horário; 3 e 4 no sentido anti-horário.
B) 1 e 3 no sentido horário; 2 e 4 no sentido anti-horário.
C) 1 e 2 no sentido anti-horário; 3 e 4 no sentido horário.
D) 1 e 4 no sentido horário; 2 e 3 no sentido anti-horário.
E) 1, 2, 3 e 4 no sentido anti-horário.


Resolução:


O sentido da velocidade da prancha é determinado pelo sentido de rotação das polias. Assim, as polias 1 e 2 devem girar no sentido anti-horário e as polias 3 e 4, no sentido horário.



Resposta (C)

Exercício 6:
O gráfico abaixo modela a distância percorrida, em km, por uma pessoa em certo período de tempo. A escala de tempo a ser adotada para o eixo das abscissas depende da maneira como essa pessoa se desloca.



Qual é a opção que apresenta a melhor associação entre meio ou forma de locomoção e unidade de tempo, quando são percorridos 10 km?

A) carroça – semana
B) carro – dia
C) caminhada – hora
D) bicicleta – minuto
E) avião – segundo

Resolução:

A velocidade escalar média de uma pessoa em uma caminhada normal é da ordem de 4 km/h a 5 km/h. Portanto, o gráfico pode representar a distância percorrida pela pessoa durante uma caminhada, desde que a unidade de tempo seja a hora.


Resposta: (C)

Nenhum comentário:

Postar um comentário