Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 25 de novembro de 2017

Curiosidades


Ondas de rádio

Bonita não é mesmo? O nome dela é Hedy Lamarr, estrela de Hollywood das mais requisitadas na década de 1940 e considerada por alguns a mulher mais bonita do cinema.

Mas o que tem isso a ver com as ondas de rádio?

Assistindo a um documentário sobre a segunda guerra mundial fiquei sabendo que torpedos lançados por aviões e por submarinos eram guiados por ondas de rádio. E, como tal, podiam ser desviados desde que o alvo conseguisse identificar a frequência.

Sabendo disso essa linda criatura que além de atriz era pianista, bailarina, pintora e, pasmem, inventora, criou um dispositivo que variava a frequência emitida tornando impossível qualquer ação capaz de mudar o curso do torpedo. Esse dispositivo não foi usado na guerra, mas foi amplamente usado nos celulares, tanto que o Google homenageou Hedy Lammar como uma das criadoras do sistema de telefonia móvel.

O interesse pela ciência surgiu na infância quando ela passeava com o pai e ele explicava como funcionam as coisas. Mulher notável! (Professor Borges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário