Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 13 de maio de 2017

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
2004
David J. Gross, H. David Politzer e Frank Wilczek - pela descoberta da liberdade assintótica na teoria da interação forte.

David J. Gross (1941)H. David Politzer (1949) e Frank Wilczek (1951), físicos estadunidenses

Notícia distribuída pela Fundação Nobel 
(5 de outubro de 2004)

Uma descoberta ‘colorida’ no mundo dos quarks

O que são os menores blocos de construção na Natureza? Como essas partículas constroem tudo que vemos em torno de nós? Que forças agem na Natureza, e como eles realmente funcionam?

O Prêmio Nobel de Física deste ano lida com essas questões fundamentais, problemas que ocuparam os físicos durante o século XX e ainda desafiam os teóricos e experimentais que trabalham nos grandes aceleradores de partículas.

David Gross, David Politzer e Frank Wilczek fizeram uma importante descoberta teórica sobre a força forte, ou 'força colorida', como também é chamada. A força forte é aquela que é dominante no núcleo do átomo, atuando entre os quarks dentro dos prótons e nêutrons. O que os Laureados deste ano descobriram foi alguma coisa que, à primeira vista, pareceu completamente contraditória. A interpretação do resultado matemático deles era de que quanto mais perto os quarks estiverem uns dos outros, mais fraca é a 'força colorida'. Quando os quarks estão realmente perto uns dos outros, a força é tão fraca que eles se comportam quase como partículas livres. Esse fenômeno é chamado "liberdade assintótica". O inverso é verdadeiro, quando os quarks se afastam: a força se torna mais forte com o aumento da distância. Essa propriedade pode ser comparada a uma tira de borracha. Quanto mais a tira é esticada, mas forte é a força.

A descoberta foi expressa em 1973 em uma elegante estrutura matemática que levou a uma teoria completamente nova, a Cromodinâmica Quântica (Quantum ChromoDynamics, QCD). Essa teoria foi uma importante contribuição para o Modelo Padrão (Standard Model), a teoria que descreve toda a física conectada com a força eletromagnética (que age entre partículas carregadas), a força fraca (que é importante para a produção de energia solar) e a força forte (que age entre quarks). Com a ajuda da QCD os físicos pudem pelo menos explicar porque os quarks só se comportam como partículas livres em energias extremamente altas. No próton e no nêutron, eles sempre ocorrem em grupos de três.

Graças à descoberta, David Gross, David Politzer e Frank Wilczek levaram a Física um passo mais próximo de cumprir um grande sonho, a formulação de uma teoria unificada compreendendo também a gravidade - uma teoria para tudo.

David J. Gross, nasceu em 1941, em Washington DC, EUA. Doutorado em 1966 na Universidade da Califórnia, Berkeley. Professor no Instituto Kavli de Física Teórica da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, EUA.
H. David Politzer, nasceu em 1949, em Nova Iorque
, EUA. Doutorado em Física em 1974 na Universidade de Harvard. Professor do Departamento de Física, Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), Pasadena, EUA.
Frank Wilczek, nasceu em 1951, em Queens, Nova Iorque, EUA. Doutorado em Física em 1974 na Universidade de Princeton. Professor do Departamento de Física, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Cambridge, EUA.


Saiba mais aqui
x
Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 2005: 
Roy J. Glauber - por sua contribuição à teoria quântica da coerência óptica. 
John L. Hall e Theodor W. Hänsch - por suas contribuições ao desenvolvimento da espectroscopia de precisão a laser, incluindo a técnica de pente de freqüência óptica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário