Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 6 de maio de 2017

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
2003
Alexei A. Abrikosov, Vitaly L. Ginzburg e Anthony J. Leggett - pelas contribuições pioneiras à teoria dos supercondutores e superfluidos.

Alexei A. Abrikosov (1928), Vitaly L. Ginzburg (1916-2009), físicos russos e 
Anthony J. Leggett (1938), físico inglês
 x
O Prêmio Nobel de Física de 2003 foi para três cientistas "por contribuições pioneiras à teoria dos supercondutores e superfluidos", anunciou a Academia Real de Ciências da Suécia. Os ganhadores foram os russos Alexei A. Abrikosov, Vitaly L. Ginzburg e o britânico Anthony J. Leggett.

Alexei A. Abrikosov nasceu em Moscou e se tornou doutor em física em 1951, no Instituto de Problemas Físicos, na capital russa. Em 2003 ele integrava os quadros do Laboratório Nacional de Argonne, no estado americano de Illinois. Abrikosov tornou-se cidadão americano.

Vitaly L. Ginzurg também nasceu em Moscou. Formado pela Universidade de Moscou, dirigiu o Grupo de Teoria do Instituto Físico P. N. Lebedev. Ginzurg faleceu em 2009.

O britânico naturalizado americano Anthony Leggett trabalhava na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign quando foi agraciado com o Nobel.

Saiba mais aqui
x
Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 2004: 
David J. Gross, H. David Politzer e Frank Wilczek - pela descoberta da liberdade assintótica na teoria da interação forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário