Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 19 de março de 2017

Arte do Blog

Boulevard de Clichy

Paul Signac

Paul Signac nasceu em Paris em 11 de novembro de 1863. O encontro com o Impressionismo, especialmente com o trabalho de Monet, fez com que ele se sentisse induzido a abandonar os estudos de arquitetura e se tornasse pintor.

Calvados

Em 1884 Signac conheceu Georges Seurat e o resultado desta reunião foi a adesão de Signac ao pontilhismo. Depois da morte de Seurat, em 1891, Paul Signac tornou-se o principal porta-voz do movimento Neo-Impressionista, apoiado pelo crítico Félix Fénéon. Em 1899 Signac escreveu uma obra de referência sobre o "Neo-Impressionismo: D'Eugène Delacroix au Néo-Impressionnisme" [De Eugène Delacroix ao Neo-Impressionismo].

Barcos à vela em Les Sables-d Olonne

Em suas pinturas Paul Signac sempre buscou seguir as regras da teoria da cor pontilhista. Signac também fez muitas aquarelas, o que lhe permitiu mais liberdade de expressão. Seus motivos favoritos foram as paisagens do Mediterrâneo, incluindo o mar e os barcos que ele tanto amava.

A sala de jantar
 
Paul Signac não foi apenas importante como um expoente do Neo-Impressionismo. Ele também exerceu uma profunda influência sobre gerações de artistas de sucesso. Foi um dos primeiros a promover Henri Matisse e André Derain, pode-se mesmo afirmar que Signac aplainou o caminho para o fauvismo. 
Sua técnica pontilhista formalmente abstrata também serviu de base para as tendências do século 20, especificamente o cubismo.

Paul Signac morreu em Paris em 15 de agosto de 1935.           


Paris-quai-de-la-tournelle-1886

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário