Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Caiu no vestibular

A cor de um corpo. Reflexão da luz. Espelho Plano.

Queso 1:

(UNICAMP)
O Teatro de Luz Negra, típico da República Tcheca, é um tipo de representação cênica caracterizada pelo uso do cenário escuro com uma iluminação estratégica dos objetos exibidos. No entanto, o termo Luz Negra é fisicamente incoerente, pois a coloração negra é justamente a ausência de luz. A luz branca é a composição de luz com vários comprimentos de onda e a cor de um corpo é dada pelo comprimento de onda da luz que ele predominantemente reflete. Assim, um quadro que apresente as cores azul e branca quando iluminado pela luz solar, ao ser iluminado por uma luz monocromática de comprimento de onda correspondente à cor amarela, apresentará, respectivamente, uma coloração

a) amarela e branca.
b) negra e amarela.
c) azul e negra.
d) totalmente negra.
 
Resolução:

Iluminando-se o quadro com luz monocromática amarela, esta é absorvida pela região azul do quadro, que se apresenta escura (“negra”). Já a região branca, que reflete difusamente todas as cores, apresenta-se amarela.
 
Resposta: b

Queso 2:

(UFPI)
Um raio de luz incide, verticalmente, sobre um espelho plano que está inclinado 20° em relação à horizontal, como mostra a figura. O raio refletido faz, com a superfície do espelho, um ângulo de:



a) 10°.
b) 30°.
c) 50°.
d) 70°.
e) 90°.


Resolução:


1º) i = 20º
2º) r = i = 20º
3º) r + α = 90º
3º) 20° + α = 90º
3º) α = 70º

 
Resposta: d

Queso 3: 

(UESPI)
Uma bola vai do ponto A ao ponto B sobre uma mesa horizontal, segundo a trajetória mostrada na figura a seguir. Perpendicularmente à superfície da mesa, existe um espelho plano. Pode-se afirmar que a distância do ponto A à imagem da bola quando ela se encontra no ponto B é igual a:



a) 8 cm
b) 12 cm
c) 16 cm
d) 20 cm
e) 32 cm


Resolução:

Triângulo AB’C:

(AB’)2 = (12
)2 + (16)2 => AB’ = 20 cm


Resposta: d

Queso 4:

(Unifor–Ce)
Um observador encontra-se no ponto P, a 2,5 m de distância e perpendicular a um espelho plano NM, de 2 m de largura, posto no fundo de uma sala quadrada de 6 m x 6 m. Na lateral desta sala, encontram-se cinco quadros de dimensões desprezíveis, representados pelas letras A, B, C, D, E, equidistantes. A vista é superior, despreze as dimensões verticais. Olhando frontalmente para o espelho, quais as imagens dos quadros vistos pelo observador?



(A) A, B, C, D, E
(B) B, C, D, E
(C) C, D, E
(D) D, E
(E) E


Resolução:

Vamos determinar o campo visual do espelho, em relação ao observador em P:


São vistas as imagens dos quadros situados em C, D e E.


Resposta: (C)

Um comentário:

  1. Questão chata, pois determinar o ponto p' é extremamente difícil, já que não há referência quadriculada.

    ResponderExcluir