Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quarta-feira, 20 de julho de 2016

A Física do corpo humano (VI)

A mecânica do coração

O coração é o órgão encarregado de bombear o sangue para todos os tecidos e células do corpo. Apresenta-se dividido internamente em quatro cavidades: átrio ou aurícula direita, átrio ou aurícula esquerda, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. Não existe comunicação entre as aurículas e nem entre os ventrículos. A aurícula direita se comunica com o ventrículo direito através de uma válvula chamada tricúspide. A aurícula esquerda se comunica com o ventrículo esquerdo, através da válvula bicúspide ou mitral.



O sangue proveniente de todo o corpo, chega ao coração pela aurícula direita, passa para o ventrículo direito e é bombeado para os pulmões. Este sangue é denominado sangue venoso e é rico em gás carbônico, resultante das atividades das células. Nos pulmões é realizada a troca gasosa: o sangue deixa o gás carbônico e retira o gás oxigênio.
 

Agora o sangue, rico em gás oxigênio, retorna ao coração pela aurícula esquerda, passa para o ventrículo esquerdo e daí é bombeado para todo o corpo. Este sangue que transporta gás oxigênio é chamado sangue arterial.

Notamos, então, que o coração funciona de modo semelhante a uma bomba: ele recebe o sangue e o impulsiona, enviando para todas as partes do corpo.
 

Isso é possível porque a parede do coração é dotada de músculos eficientes que, ritmadamente contraem e relaxam.
 

Quando os músculos cardíacos relaxam, o sangue entra no coração, preenchendo as aurículas: na aurícula direita entra o sangue venoso vindo do corpo. Na aurícula esquerda, entra o sangue arterial proveniente dos pulmões. A seguir, as aurículas se contraem e o sangue passa para os ventrículos. Nesse momento, as válvulas tricúspide e mitral se fecham e ocorre a contração dos  ventrículos. Assim, impulsionados por essa contração, o sangue do ventrículo direito passa para os pulmões, enquanto o sangue do ventrículo esquerdo segue para todos os tecidos do corpo.

A contração do coração recebe o nome de sístole. Seu relaxamento recebe o nome de diástole. Na diástole o coração recebe sangue e na sístole o sangue é expulso do coração.


Fonte: O corpo humano. Ayrton Cesar Marcondes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário