Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 17 de abril de 2016

Arte do Blog

Messengers from Three Poles - 1949

Wolfgang Paalen

Wolfgang Paalen nasceu em Baden, Áustria, em 7 em julho de 1905. Wolfgang foi o filho mais velho do comerciante judeu austríaco e inventor Gustav Robert Paalen e sua esposa alemã, a atriz Clothilde Emilie Gunkel. Os primeiros anos de sua vida foram passados ​​entre Viena e Styie. Em 1912 a família mudou-se para Berlim. Wolfgang Paalen estudou em várias escolas antes de seus pais contratarem Leo von König que se tornou seu primeiro professor. Em 1919 a família mudou-se para Roma.
 
Avertissement I - 1934

Em 1924 Paalen voltou a Berlim onde tentou entrar na Academia, sem sucesso. Em 1925 expôs na Secessão de Berlim e aprofundou a sua formação estética, influenciado profundamente por Julius Meier-Graefe, Nietzsche, Schopenhauer e pela teoria da Gestalt, de Max Wertheimer. Depois de mais um ano de estudos em Paris e em Cassis (1925-1926), onde conheceu Jean (Janco) Varda e Georges Braque, visitou a escola de arte de Hans Hofmann em Munique e Saint-Tropez. Depois de 1928, ele foi novamente a Paris, estudando brevemente com Fernand Léger.
 
Composizione - 1932

Após suas primeiras exposições na Galeria Vignon e na Galeria Pierre, em Paris, Paalen se juntou ao grupo surrealista parisiense formado em torno de André Breton, em 1936, participando em todas as grandes exposições. "Eu parecia deixar um ambiente de surdos-mudos para finalmente me fazer entender por todos. Apenas dentro do surrealismo encontrei toda a experiência vivida, a tentativa heróica de uma síntese abrangente que não admitia separações arbitrárias entre a expressão artística e a poesia, entre a poesia e a vida". 

La Offerte II - 1933

Por volta de 1937 Paalen inventou a técnica "fumage" que, a partir de vestígios de fumaça de uma chama de vela na superfície de uma folha de papel ou tinta de tecido ainda fresca, permite interpretação, ou sugestão, já que são tantas as imagens que se formam em tom preto aveludado. Paalen viajou para New York em maio de 1939. No outono do mesmo ano a convite de Frida Kahlo refugiou-se no México. Em 1947 naturalizou-se mexicano. Nesse mesmo ano divorciou-se da artista Alice Rahon.

Wolfgang Paalen suicidou-se na cidade de Taxco, México, em 24 de setembro de 1959.

L´homme possible - 1936

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário