Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 20 de dezembro de 2015

Arte do Blog

The Upper Red - 1963/1964

Sam Francis
  
Sam Francis nasceu em 25 de junho de 1923, em San Mateo, Califórnia, EUA. Ele ocupa uma posição de destaque na pintura americana do pós-guerra. Embora associado com o movimento expressionista abstrato, ao contrário de muitos pintores americanos ele teve contato direto e prolongado com a pintura francesa e a arte japonesa que o influenciaram profundamente e tiveram grande relevância sobre o seu trabalho.
  
Grid - 1977

Ao deixar o Corpo Aéreo do Exército dos EUA, em 1944, por motivo de doença, Francis pegou inicialmente a pintura como um hobby. Ele sentiu que poderia fazer deste hobby um empreendimento sério e começou a estudar com David Park, em 1947. Francis completou seu BA e MA da Universidade da Califórnia. Ele foi muito influenciado pelo expressionismo abstrato, particularmente pelas obras de Clyfford Still e Jackson Pollock. 
 
Untitled - 1982

Francis mudou-se para Paris em 1950, onde conheceu Jean-Paul Riopelle que se tornou uma influência importante. O estudo dos Nenúfares de Monet teve um impacto profundo em sua obra. A partir de uma paleta muito abafado de cinzas e brancos ele voltou para as qualidades de luz e cor produzindo obras como Big Red de 1953. Francis continuou a desenvolver a utilização do espaço em branco e aumentou as dimensões de suas pinturas para uma maior ênfase. Durante seu período na Europa ele executou uma série de pinturas murais monumentais.

Trietto I - 1991

Francis voltou para a Califórnia em 1962 e sofreu influência do misticismo e da filosofia oriental que estavam em moda. O azul tornou-se uma característica dominante da sua obra a partir de 1959, inspirado pelo sofrimento pessoal e a grande alegria de ser pai pela primeira vez, em 1961. Isto levou a combinações de cores duras e estruturas mais disciplinadas com retângulos colocados centralmente durante a década de 1970. Fonte: http://www.samfrancis.com/

Sam Francis morreu em 4 de novembro de 1994, em Santa Mônica, Califórnia, EUA.

Untitled - 1988

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário