Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 18 de outubro de 2015

Arte do Blog

Rythme Coloré (Colored Rhythm) - 1946
x
Sonia Delaunay

Sonia Delaunay nasceu em 14 de novembro de 1885, em Odessa, Ucrânia.
Como artista e designer moderna, trabalhou com pintura, moda, estamparia têxtil, figurino, cenografia, design de interiores é muito associada com a introdução da arte na vida cotidiana através de roupas, acessórios e outras coisas mais. Nascida na Rússia, estudou arte em São Petesburgo e, mais tarde, se mudou para Paris onde conheceu o pintor Robert Delaunay, com quem teve uma forte parceria profissional (e pessoal, já que eles se casaram depois). Juntos, fizeram mil e um estudos acerca do uso da cor e desenvolveram a teoria da simultaneidade, que trata da sensação de movimento que emerge a partir do posicionamento próximo de cores contrastantes. O resultado é a obra dela, trabalhada numa estética abstrata, com linhas e formas geométricas em combinações de cores primárias (como azul, vermelho, amarelo) e, às vezes, tons terrosos.  

    Market at Minho - 1915

Pra começar, nos anos 10, ela se envolveu com a poesia (até colaborou com o poeta suíço Blaise Cendrars e o escritor romeno Tristan Tzara em alguns projetos). Mas foi lá pelos anos 20 que ela, com uma pegada muito experimental, usou a arte gráfica pra fazer uma fusão simbólica de palavra, o corpo e movimento, resultando em seus vestidos-poemas. Depois deles, veio o Atelier Simultané, um lugar onde ela criava tecidos estampados e fazia peças de roupa e acessórios a partir deles.
t
Sleeping girl - 1907

Em 1925, a pedido do estilista Jacques Heim, a artista criou uma vitrine com suas peças de roupa pra uma exposição de arte moderna na cidade. Fez tanto sucesso que abriu uma marca, a Maison Delaunay, que vestia uma clientela fina – tipo Gloria Swanson e as esposas de vários arquitetos bombados, como Marcel Breuer, Erich Mendelsohn e Walter Gropious.
A marca não sobreviveu à crise de 1929, mas tudo bem – a loja de departamento holandesa Metz & Co. se tornou a via de produção e comercialização das criações da artista pelos 30 anos que viriam depois. Mais pra frente, ela se voltou mais pra pintura, mas não deixou de fazer suas experimentações com superfícies têxteis. Ela diz que suas pinturas se tornam “mais acessíveis e compreensíveis através dos tecidos“.
x
Simultaneous Dresses - 1925

Talvez por isso é que Sonia Delaunay se tornou uma referência eterna pra moda – pelo menos pra Miuccia na Prada; Rei Kawakubo na Comme des Garçons;Consuelo Castiglioni na Marni; Angela na Missoni; Jean Paul Gaultier, Behnaz Sarafpour… E a lista aumenta… (Texto da jornalista Lilian Pacce)

Sonia Delaunay morreu em 5 de dezembro de 1979, em Paris, França.

Les Montres Zénith - 1914

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário