Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 1 de agosto de 2015

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau

1907 
Albert Abraham Michelson – "pela invenção do interferômetro e pelas pesquisas nos campos da espectroscopia e metrologia".
 x
Albert Abraham Michelson (1852-1931), físico estadunidense

Albert Abraham Michelson foi o primeiro cientista estadunidense a receber o premio Nobel de Física. Ao assistir uma palestra realizada por Jean Bernard Foucault sobre a determinação da velocidade de propagação da luz, ficou extremamente interessado pelo assunto. No final do século XIX acreditava-se que as ondas eletromagnéticas, a exemplo das ondas mecânicas, necessitavam de um meio material para se propagarem. Esse meio elástico, onipresente e invisível foi chamado éter luminífero. Michelson construiu um aparelho denominado interferômetro, visando verificar a existência do éter luminífero. Se o espaço sideral fosse preenchido por um “mar de éter”, a velocidade da luz deveria ser afetada pela “correnteza do éter”, resultante do movimento de translação da Terra. Em suas experiências, e com auxílio do químico estadunidense Edward Williams Morley (1838–1923), provou que nenhum efeito deve ser atribuído ao éter, não havendo razão de se considerar sua existência. A idéia da presença do éter foi abandonada, permitindo interpretar que a luz viaja a uma velocidade constante em todos os sistemas inerciais de referência. Este foi o ponto de partida da Teoria da Relatividade Especial, proposta por Albert Einstein.
 

Albert Abraham Michelson foi distinguido, em 1907, com o premio Nobel de Física.
(Fonte: Os fundamentos da Física, Volume 3)

Saiba mais. Clique aqui e aqui

Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1908: 
Gabriel Lippmann – por seu método de reprodução fotográfica de cores com base em fenômenos de interferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário