Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 16 de agosto de 2015

Arte do Blog

Mare = Ballerina - 1913

Gino Severini
  
Gino Severini nasceu em 7 de abril de 1883, em Cortona, Itália. Estudou na Scuola Tecnica em Cortona antes de se mudar para Roma em 1899. Lá, ele assistiu a aulas de arte no Villa Medici e em 1901 conheceu Umberto Boccioni, que também tinha chegado recentemente a Roma e mais tarde seria um dos teóricos do futurismo. Severini e Boccioni visitaram o estúdio de Giacomo Balla onde foram introduzidos à pintura "pontilhista". Depois de se instalar em Paris em novembro de 1906, Severini estudou pintura impressionista e conheceu o Neo-impressionista Paul Signac.

 Red Cross Train Passing a Village - 1914

Severini logo estabeleceu contato com a vanguarda parisiense, incluindo Georges Braque, Juan Gris, Amedeo Modigliani e Pablo Picasso; Lugné-Poe e seu círculo teatral; os poetas Guillaume Apollinaire, Paul Fort, e Max Jacob. Após a adesão ao movimento futurista, a convite de Tommaso Marinetti e Filippo Boccioni, Severini assinou o Manifesto tecnico della pittura futurista, de abril de 1910, juntamente com Balla, Boccioni, Carlo Carrà, e Luigi Russolo. No entanto, Severini foi menos atraído para o tema máquina do que seus companheiros futuristas e frequentemente escolheu a forma da bailarina para expressar teorias futuristas de dinamismo na arte.

Blue Dancer - 1912

Severini ajudou a organizar a primeira exposição futurista na Galerie Bernheim-Jeune, Paris, em fevereiro de 1912, e participou de mostras futuristas subsequentes na Europa e nos Estados Unidos. Em 1913 ele teve exposições individuais na Galeria Marlborough, em Londres, e Der Sturm, em Berlim. Durante o período futurista, Severini agiu como um elo importante entre artistas na França e na Itália.
 
Danseuse - 1915
x
A partir de 1920 Severini dividiu seu tempo entre Paris e Roma. Nessa fase explorou técnicas de afrescos, mosaicos e murais executados em vários meios na Suíça, França e Itália. Na década de 1950 ele voltou aos temas de seus anos futuristas: dançarinos, luz e movimento. Ao longo de sua carreira Severini publicou ensaios e livros teóricos importantes sobre a arte.

Gino Severini morreu em 26 de fevereiro de 1966, em Paris, França.

Cañon en acción - 1915

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário