Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Caiu no vestibular

Raios laser


(FATEC-SP) 
A tecnologia dos raios laser é utilizada em inúmeras aplicações industriais, tais como o corte de precisão, a soldagem e a medição de grandes distâncias. Guardadas suas características especiais, o laser pode sofrer absorção, reflexão e refração, como qualquer outra onda do espectro luminoso.

Sobre esses fenômenos da luz, é correto afirmar que um feixe de laser,

a) ao atravessar do ar para outro meio, muda a direção original de propagação, para qualquer que seja o ângulo de incidência.
b) ao atravessar da água para o vácuo propaga-se com velocidade maior na água e, por esse motivo, a água é considerada um meio menos refringente que o vácuo.
c) ao se propagar em direção à superfície refletora de um espelho convexo, paralelamente ao seu eixo principal, reflete-se passando pelo foco desse espelho.
d) ao se propagar em direção à superfície refletora de um espelho côncavo, paralelamente ao seu eixo principal, reflete-se passando pelo foco desse espelho.
e) ao se propagar em direção à superfície refletora de um espelho côncavo, incidindo no centro de curvatura do espelho, reflete-se passando pelo foco desse espelho.


Resolução:
  
a) Incorreta
Se a incidência for normal (i = 0°), não haverá mudança na direção de propagação.
 

b) Incorreta
A velocidade da luz é máxima no vácuo.

c) Incorreta

O raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal do espelho convexo, reflete de modo que seu prolongamento passa pelo foco do espelho (foco virtual).

d) Correta

O raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal do espelho côncavo, reflete passando efetivamente pelo foco do espelho (foco real).

e) Incorreta

O raio que incide passando pelo centro de curvatura volta sobre si mesmo.

Resposta: d

Nenhum comentário:

Postar um comentário