Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 19 de julho de 2015

Arte do Blog

Parisienne de Montmartre

Kees van Dongen
  
Cornelis Theodorus Maria van Dongen, conhecido como Kees van Dongen foi um pintor de origem holandesa que nasceu em Delfshaven, Holanda, no dia 26 de janeiro de 1877. Van Dongen adotou rapidamente as idéias dos fauvistas Manguin, Derain e Matisse, que conheceu em Paris. Depois de estudar na Academia de Roterdã, mudou-se para Paris, a fim de continuar seus estudos de pintura. Em 1902 pintou seu primeiro retrato fauvista. Dois anos mais tarde participou do Salão dos Independentes e começou a trabalhar junto com Vlaminck e Derain. Vollard, marchand e dono de galeria, se interessou vivamente por sua obra e organizou sua primeira exposição individual.


 Femme aux bas noirs 1907

Convidado pelo grupo Die Brücke (A Ponte), viajou para Düsseldorf, onde expôs suas obras junto com as dos expressionistas. Mais tarde viajou para Espanha, Marrocos, Itália e Egito em busca de novas motivações.

Woman with Blue Eyes - 1908

A afinidade com os expressionistas alemães pode ser reconhecida nas obras de van Dongen. Indicativo de seu trabalho é o uso intenso de cores, o que tornou suas pinturas muito intensas. No final da I Guerra Mundial van Dongen foi descoberto pela classe alta que colecionava arte. Em função desse reconhecimento ele pintou muitos retratos, tornando-se um cronista das décadas de 1920 e 1930. Seus retratos expressivos receberam muito apreço e alcançaram o sucesso através de sua técnica única de coloração.
 
 La Régate
x
Em 1926 van Dongen recebeu o título de Cavaleiro da Legião de Honra francesa e, em 1927, a Ordem da Coroa da Bélgica em reconhecimento a suas contribuições para a arte. Em 1929, o governo francês concedeu-lhe a cidadania. Duas de suas obras foram adquiridas nesse ano pelo Museu de Luxemburgo. O apelo social e comercial de seu trabalho posterior (como um retrato de Brigitte Bardot, em 1959) não coincidem com a promessa artística ou o erotismo boêmio de suas três primeiras décadas de trabalho. A partir de 1959 Kees van Dongen passou a viver em Monte Carlo.

Kees van Dongen morreu em 28 de maio de 1968, em Monte Carlo.


Pa Sadelplats

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário