Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 13 de junho de 2015

Especial de Sábado

Efeitos estudados em Física e seus descobridores

Efeito Leidenfrost

Borges e Nicolau


Johann Gottlob Leidenfrost (1715 -1794), médico e teólogo alemão, estudou pela primeira vez o seguinte fenômeno: quando se derrama um pouco de água sobre uma chapa muito quente (a uma temperatura bem superior à do ponto de ebulição da água) e disposta horizontalmente, a água se divide em gotículas e não se vaporiza imediatamente. Forma-se uma camada de vapor (que é um isolante térmico) de modo que as gotículas de água não fiquem em contato direto com a chapa, mas bóiem sobre o vapor. Assim, a água sofre lenta vaporização. Este efeito é conhecido como Efeito Leidenfrost.


O efeito Leidenfrost ocorre, de um modo geral, quando um líquido está na presença de um sólido cuja temperatura é bem superior à do ponto de ebulição do líquido. Nestas condições, o líquido se vaporiza lentamente devido à camada de vapor isolante que se forma. Por exemplo, aquecendo-se uma pequena esfera metálica a uma temperatura muito superior à de ebulição da água e introduzindo-a num recipiente contendo água, observa-se que inicialmente a água não ferve devido à camada de vapor de água que se forma sobre a esfera. Com o decorrer do tempo a esfera esfria, a camada isolante de vapor se extingue e a água ferve bruscamente.

Clique para ampliar

Clique aqui para assistir a vídeos sobre o efeito Leidenfrost.

Nota: Os vídeos têm finalidade meramente ilustrativa. Não recomendamos a execução dos experimentos por envolverem temperaturas elevadas e com risco de provocar queimaduras.

Próximo Sábado: iniciaremos uma nova série sobre os ganhadores do Premio Nobel de Física, desde sua implantação em 1901. O primeiro cientista a receber o Premio Nobel de Física foi Wilhelm Conrad Röntgen, pela descoberta dos raios X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário