Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 28 de junho de 2015

Arte do Blog

Grape Carrier - 1919

Fritz Bleyl
  
Fritz Bleyl nasceu em Zwickau, Alemanha, no dia 8 de outubro de 1880. Seu nome verdadeiro era Hilmar Friedrich Wilhelm Bleyl. Ele foi um artista alemão da escola expressionista e um dos quatro fundadores do grupo artístico Die Brücke. Fez design gráfico para o grupo, e para a primeira exposição, um cartaz que foi proibido pela polícia.
 
 Fritz Bleyl - 1905

Fritz Bleyl cresceu na região de Erzgebirge. Em 1901 começou a estudar arquitetura na Königliche Technische Hochschule (Universidade técnica) de Dresden, como desejavam os seus pais, porém, o seu desejo pessoal era ser pintor. A instituição proporcionou-lhe um amplo conjunto de estudos além da arquitetura, como o desenho à mão livre e o estudo histórico da arte.
Bleyl travou amizade com o seu companheiro estudante, Ernst Ludwig Kirchner, ao que conheceu o primeiro trimestre. Discutiam sobre arte, estudavam a natureza e tinham um ponto de vista radical em comum.


Winter - 1905

Em 1905 Bleyl com Kirchner, e outros dois estudantes de arquitetura, Karl Schmidt-Rottluff e Erich Heckel, fundaram o grupo artístico Die Brücke ("A ponte"). O grupo procurava evitar o estilo acadêmico tradicional e encontrou um novo modo de expressão artística, que formaria uma ponte (daí o nome) entre o passado e o presente. Respondiam tanto a artistas do passado como Albert Dürer, Matthias Grünewald e Lucas Cranach, o Velho, e também a movimentos de vanguarda internacional contemporânea. O grupo viria a ter grande impacto na evolução da arte moderna do século XX e criou o estilo do expressionismo.
 
 Der Pelikan
x
Em 1905 Bleyl acabou os seus estudos universitários e no ano seguinte começou a ensinar na Bauschule (escola de arquitetura) em Freiberg, Saxônia. Em 1916, completou a sua tese e viajou à Itália através dos Alpes. Durante o resto da sua vida continuou ensinando e trabalhando como arquiteto. Também seguiu com a sua obra gráfica, mas manteve-se longe do escrutínio público e não celebrou exposições. 

Fritz Bleyl morreu em 19 de agosto de 1966, em Bad Iburg, Alemanha.

Am Saaler Bodden li

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário