Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 21 de junho de 2015

Arte do Blog

Weisses Haus in Dangast - 1908

Erich Heckel
  
Erich Heckel, pintor e escultor nasceu em 1883, em Döbeln, na Alemanha. Heckel pertenceu ao grupo dos primeiros expressionistas denominado Die Brücke. No entanto, evitou em seus quadros a deformação excessiva da realidade e preferiu as composições harmônicas de tons claros e tranqüilos. Heckel estabeleceu uma sólida amizade com o pintor Schmidt-Rottluf, estudou arquitetura e ao mesmo tempo dedicou-se à pintura como autodidata.

 Jawlensky

Em 1905 uniu-se ao grupo Die Brücke e partiu com os demais integrantes para a casa de Moritzburg, onde passaram juntos vários verões pintando e sobrevivendo com o pouco que conseguiam. Algum tempo depois, no Salão de Outono de 1913, Heckel conheceu a obra do cubista Delaunay, que teve uma importância fundamental em sua fase criativa mais importante. No ano de 1914 ele se inscreveu como voluntário da Cruz Vermelha e deixou de lado os pincéis por algum tempo.

Dancers

Heckel produziu sua primeira xilogravura em 1904. Ele fez um número muito grande de xilogravuras e também muitas litografias. A maioria dessas obras foram executadas entre os anos de 1903 e 1923. Heckel tinha grande apreço por xilogravuras coloridas apesar de ser esta uma atividade bastante trabalhosa. Ele frequentemente utilizava formatos irregulares e muitas vezes nas xilogravuras fazia referências a suas pinturas. Sua produção gráfica declinou na década de 1920 mas foi retomada após a Segunda Guerra Mundial.
 
 Landscape Near Dresden - 1910
x
Em 1937 os nazistas consideraram sua arte como "degenerada". Suas obras (729) foram retiradas dos museus alemães. Em janeiro de 1944 seu estúdio foi bombardeado e todos os seus blocos e placas foram destruídos. Ele mais tarde mudou-se para o Lago de Constança, onde começou a produzir novamente, mas estes trabalhos posteriores foram ofuscados pelo gênio de seus primeiros trabalhos.

Erich Heckel morreu em 27 de janeiro de 1970, em Radolfzell, na Alemanha.

Zwei ruhende Frauen

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário