Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 7 de junho de 2015

Arte do Blog

EineKünstlergemeinschaft

Karl Schmidt-Rottluff
  
Karl Schmidt-Rottluff, cujo nome original era Karl Schmidt, nasceu em 01 de dezembro de 1884, em Rottluff, perto de Chemnitz, na Alemanha. Pintor e gravurista, tornou-se conhecido por suas paisagens expressionistas e nus. Em 1905, Schmidt-Rottluff começou a estudar arquitetura em Dresden, na Alemanha, onde ele e seu amigo Erich Heckel conheceram Ernst Ludwig Kirchner e Fritz Bleyl, também estudantes de arquitetura que partilhavam paixão pela pintura. Juntos, eles formaram a organização de artistas expressionistas conhecido como Die Brücke ("The Bridge"), unidos pelo objetivo de criar um estilo moderno e intensamente emocional.

 Luebecker bucht

Os artistas do Die Brücke preferiam retratar cenas da vida urbana, mas Schmidt-Rottluff acabou se tornando particularmente conhecido por pintar paisagens rurais. Inicialmente ele buscou o estilo impressionista, mas sua pintura Windy Day (1907) mostra a transição do artista para seu estilo próprio, que é caracterizado por áreas planas de cores corajosamente dissonantes. Um exemplo representativo desta obra madura é Auto-Retrato com Monocle (1910) 

The White Cloud

Como os outros artistas do grupo Brücke, Schmidt-Rottluff também explorou o potencial expressivo da xilogravura. Em 1911, com seus companheiros Brücke, mudou-se para Berlim, onde pintou obras com formas geométricas, mais angulares e espaço distorcido, revelando seu novo interesse em cubismo e escultura Africana.
 
 Two Women
x
Depois da Primeira Guerra Mundial Schmidt-Rottluff tornou-se cada vez mais interessados ​​em temas religiosos, como visto na xilogravura Cabeça de Cristo (1918), que faz parte de uma série de impressões sobre a vida de Cristo. Durante a década de 1920 o trabalho de Schmidt-Rottluff tornou-se mais suave e harmonioso, perdendo muito de seu antigo vigor. Quando os nazistas ganharam poder na Alemanha ele foi proibido de pintar. Após a Segunda Guerra Mundial ensinou a arte e retomou a pintura, embora nunca tenha recuperado o poder de seus primeiros trabalhos. 

Karl Schmidt-Rottluff morreu em 09 de agosto de 1976, em Berlim.

Self-Portrait with Monocle

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário