Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 25 de abril de 2015

Especial de Sábado

Efeitos estudados em Física e seus descobridores

Efeito Purkinje

Borges e Nicolau


Johannes  Evangelista Purkinje (1787–1869), fisiologista checoslovaco. O efeito Purkinje consiste no deslocamento da máxima sensibilidade visual do olho humano  de acordo com  o nível de iluminação. Sob claridade normal (luz do dia) o olho humano  apresenta máxima sensibilidade à radiação cujo comprimento de onda é da ordem de 560 nm. No período noturno a sensibilidade máxima ocorre para radiação da ordem de 510 nm.
Clique para ampliar - Fonte: aqui

Assim, ao entardecer o olho humano fica mais sensível às radiações de menor comprimento de onda correspondendo à zona azul do espectro. Por isso, o azul se destaca nos objetos que vemos neste período.
São as células existentes na retina, chamadas cones e bastonetes, que transformam a luz em estímulos nervosos e os enviam ao cérebro, por meio do nervo óptico. A visão à luz do dia é feita pelos cones e a visão sob luz fraca é feita pelos bastonetes. Estes possuem um pigmento sensível à luz chamado rodopsina, que é consumido sob ação de luz intensa e se regenera sob ação de luz fraca. (Fontes: Os fundamentos da Física, Volume 2 e Dicionário de Física, Horácio Macedo, Editora Nova Fronteira)
Para saber mais clique aqui e aqui 
Próximo Sábado: Efeito Coanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário