Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 7 de março de 2015

Especial de Sábado

Efeitos estudados em Física e seus descobridores

Borges e Nicolau
Vamos, aos sábados, descrever alguns efeitos estudados em Física e que levaram o nome de seus descobridores. Iniciamos com o EFEITO SEEBECK.


Thomas Johann Seebeck (1770-1831), físico alemão. Formou-se em Medicina na Universidade de Göttingen, mas dedicou-se à pesquisa em vários campos da Física. Descobriu em 1821 o efeito termoelétrico, também chamado efeito Seebeck, que consiste em obter uma diferença de potencial quando se submete duas junções de fios de metais diferentes a temperaturas distintas. O valor da difrerença de potencial depende da natureza dos metais e da temperatura a que as junções são submetidas.

Verificando na prática

Para constatar o efeito Seebeck você precisa de fios de cobre e ferro, um recipiente com gelo, uma vela e um galvanômetro. Estando inicialmente as junções à mesma temperatura, o galvanômetro não indica passagem de corrente elétrica. Colocando-se uma das junções em contato com gelo e a outra em contato com a chama da vela, observa-se que pelo circuito circula uma corrente elétrica. Temos, assim, um gerador termoelétrico. Ele transforma energia térmica em energia elétrica.

Clique para ampliar

Mantendo constante a temperatura de uma junção, obtemos, para cada temperatura da outra junção, um valor da intensidade da corrente elétrica. Daí a utilização do par temoelétrico na construção de termômetros termoelétricos: a cada valor da intensidade da corrente corresponde uma temperatura. (Fonte: Aulas de Física, Volume 3)

No próximo sábado: Efeito Cherenkov

Nenhum comentário:

Postar um comentário