Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 19 de março de 2015

Caiu no vestibular


Veículo lançador de satélites

(UNICAMP)
A Agência Espacial Brasileira está desenvolvendo um veículo lançador de satélites (VLS) com a finalidade de colocar satélites em órbita ao redor da Terra. A agência pretende lançar o VLS em 2016, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

a) Considere que, durante um lançamento, o VLS percorre uma distância de 1200 km em 800 s. Qual é a velocidade média do VLS nesse trecho?
 

b) Suponha que no primeiro estágio do lançamento o VLS suba a partir do repouso com aceleração resultante constante de módulo aR. Considerando que o primeiro estágio dura 80 s, e que o VLS percorre uma distância de 32 km, calcule aR.

Resolução:

a) 
vm = Δs/Δt => vm = 1200km/800s => vm = 1,5 km/s

b) 
s = s0+v0.t+aR.t2/2 => 32.103 = 0+0.(80)+aR.(80)2/2 => aR = 10 m/s2

Respostas: 
a) 1,5 km/s; b) 10 m/s2

8 comentários:

  1. Prof, o que acontece se um pendulo simples for colocado no teto de um satelite a uma certa altitude da Terra? Ele irá funcionar ou não? Penso eu que não devido tanto o satelite quanto o pendulo terem mesma aceleração, com isso não haveria um torque da força peso para fazer o pendulo oscilar. Assim é o que penso.
    Gostaria da sua opnião.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. O correto nao seria passar para o S.I ? Nunca vi nenhuma questão pedir km/s, pra mim é novo .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário o uso do SI porque ele não pede na resposta. Ou seja, se não é pedido, você é livre pra colocar m/h ou km/s não tem problema desde que a conta esteja certa

      Excluir
  3. Porque a velocidade é 0?
    s = 0+0.(80)+aR.(80)2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O VLS parte do repouso, portanto sua velocidade inicial é igual a zero.

      Excluir
  4. Pq a resposta da letra b é 10 ?? Nn seria 1 ?

    ResponderExcluir