Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Caiu no vestibular

Regra da mão esquerda

(IJSO)
O sentido da força magnética Fm que age numa partícula eletrizada com carga q, lançada com velocidade v num campo magnético B pode ser determinado pela regra da mão esquerda. Os dedos da mão esquerda são dispostos conforme a figura abaixo: o dedo indicador é colocado no sentido de B, o dedo médio no sentido de v. O dedo polegar fornece o sentido de Fm, considerando q > 0. Para q < 0, o sentido da força magnética
Fm é oposto ao dado pela regra da mão esquerda.


Na aula de Eletromagnetismo o professor comentou que os ímãs geram no espaço que os envolve um campo magnético o qual pode ser representado por linhas (chamadas linhas de indução) que partem do polo norte e chegam ao polo sul. Afirmou também que ao aproximar um ímã da tela de um televisor a imagem se deforma. Pedro é um aluno que gosta de constatar experimentalmente os fenômenos físicos. Ele possui em casa um televisor antigo de tubo de raios catódicos, em preto e branco. Ligou a TV e aproximou, pela parte superior da tela, um ímã conforme a figura.



A imagem, produzida em virtude da incidência de elétrons na face interna da tela, sofreu uma deformação para:

a) cima
b) baixo
c) a direita
d) a esquerda
e) a direita e para a esquerda alternadamente.


Resolução:

Vamos, inicialmente, determinar o sentido do campo magnético gerado pelo ímã, na tela do televisor. Para isso, basta lembrar que as linhas de indução do campo partem do polo norte.


Os elétrons que incidem na face interna na tela com velocidade v, apontando para o telespectador, ficam sujeito a forças magnéticas para a esquerda, de acordo com a regra da mão esquerda. Nestas condições, a imagem se deforma para a esquerda.




Resposta: (d)

Nenhum comentário:

Postar um comentário