Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Caiu no vestibular - PUC - São Paulo

Pêndulo simples

Um estudante, utilizando um barbante de comprimento L e uma esfera metálica oca, monta um pêndulo simples. Curioso, o aluno põe o pêndulo a oscilar com um ângulo pequeno de abertura e cronometra o tempo (T0) correspondente a uma oscilação completa. A seguir, ele resolve preencher a esfera com água, alterando, assim, a massa da esfera. Inicialmente preenche apenas 1/4 do volume interno da esfera e repete exatamente o mesmo experimento anterior obtendo o tempo (T1) para uma oscilação completa, depois, preenche metade do volume interno da esfera e repete novamente o mesmo experimento obtendo o tempo (T2) para uma oscilação completa, e, finalmente, preenche todo o volume interno da esfera e repete novamente o mesmo experimento obtendo o tempo (T3) para uma oscilação completa.

www.lip.pt/outreach/oldweb/experiments/b+10+01.gif

Com relação aos tempos obtidos pelo aluno, podemos afirmar que (despreze qualquer forma de atrito):

a)
T0 > T1 > T2 > T3 pois, à medida que a esfera vai ficando mais pesada, ela passa a oscilar mais rápido e o tempo de oscilação vai diminuindo.
b)
T0 < T1 < T2 < T3 pois, à medida que a esfera vai ficando mais pesada, ela passa a oscilar mais lentamente e o tempo de oscilação vai aumentando.
c)
T0 < T1 = T2 = T3 pois, sendo o ar menos denso que a água, isso fará o pêndulo simples oscilar mais rápido e os demais tempos serão iguais independentemente do volume de água colocado no interior da esfera.
d)
T0 > T1 = T2 = T3 pois, sendo o ar menos denso que a água, isso fará o pêndulo simples oscilar mais lentamente e os demais tempos serão iguais independentemente do volume de água colocado no interior da esfera.
e) T
0 = T1 = T2 = T3 desprezando qualquer forma de atrito e sendo o ângulo de oscilação de pequena abertura, os tempos serão todos iguais independentemente da massa.

Resolução:
 

O período do pêndulo simples que oscila com ângulo de pequena abertura é dado por: T = 2π.√(L/g), onde:
L = comprimento do pêndulo
g = módulo da aceleração da gravidade no local da experiência


O período T não depende da massa da esfera pendular. 


Logo: T0 = T1 = T2 = T3
 
Resposta: e

Nenhum comentário:

Postar um comentário