Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 23 de novembro de 2014

Arte do Blog

The Port of Anvers 1906
d
Othon Friesz

Achille-Émile-Othon Friesz, na idade adulta conhecido apenas como Othon Friesz, nasceu em Le Havre, em 1879. Desde tenra idade foi incentivado por seus pais para se tornar pintor. Em 1892 começou a ter aulas na École des Beaux-Arts em Le Havre, onde trabalhou na oficina de Charles-Marie Lhullier. Foi lá que ele se encontrou com Raoul Dufy e George Braque, com quem desenvolveu uma amizade duradoura e com quem fez muitas viagens.

  La Ciotat

Em 1897 Friesz recebeu uma bolsa de estudos que durou até 1903, tendo como mestre e supervisor Léon Bonnat, na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts em Paris. Nessa época Friesz travou contato com Henri Charles Manguin, Albert Marquet, Henri Matisse e Charles Camoin. Mas a oportunidade trabalhar ao lado de Camille Pissaro foi decisiva e teve grande influência no processo criativo de Friesz.

La Côte de Grâce, Honfleur (1907)

O pintor fez sua estréia artística em 1900 no Salão da Société des Artistes Français. Em seguida exibiu seu trabalho no primeiro Salon d'Automne, em 1904 e novamente em 1906, no Salon des Indépendants. Ao longo dos anos Friesz abandonou a orientação para a natureza em favor de obras de inspiração fauvista. Friesz participou de exposições não só na Europa, mas também no Armory Show, em Nova York, bem como em Chicago. Ensinou entre 1912 e 1921 na Académie Moderne, em Paris, a partir de 1925 na Académie Scandinave e, a partir de 1944, na Académie de la Grande Chaumière.

Roofs and Cathedral in Rouen (1908)

Uma obra tardia e notável é a decoração que ele fez com Raoul Dufy para o Palais de Chaillot, por ocasião da Feira Mundial de Paris, em 1937. Mesmo fazendo uso de uma técnica mais tradicional, austero, em seus últimos trabalhos, vários de seus trabalhos anteriores, especialmente a partir de 1907, são considerados como os exemplos clássicos e ousados do fauvismo.

Othon Friesz faleceu em Paris, em 10 de janeiro de 1949.

Annamites dans un camp d'aviation à Pau

 Clique aqui e aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário