Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 12 de outubro de 2014

Arte do Blog

On Brooklyn Bridge

Albert Gleizes

Albert Gleizes nasceu em 8 de dezembro de 1881, em Paris. Foi um artista de muitas facetas, teórico, filósofo, fundador auto proclamado do cubismo e grande influenciador da Escola de Paris. Albert Gleizes e Jean Metzinger escreveram o primeiro tratado importante sobre o cubismo, Du "Cubisme", em 1912. Gleizes trabalhou no ateliê de desenho têxtil de seu pai. Começou a pintar mais metodicamente durante o serviço militar. Nessa época, seus principais temas voltaram-se para questões sociais e para misteriosas cenas noturnas. A partir da Primeira Guerra Mundial sua produção tornou-se mais abstrata.

  Paysage Cubiste

Gleizes foi membro fundador do grupo de artistas Seção d'Or. Também foi membro do Der Sturm e seus textos teóricos tiveram aceitação na Alemanha, especialmente na Bauhaus. Gleizes passou quatro anos cruciais em Nova York e teve um papel importante na divulgação da arte moderna nos Estados Unidos.

La musique

Com o fim do movimento cubista, por volta de 1914, Gleizes começou a ter inspirações religiosas, passando a escrever sobre pintura como uma forma de enaltecer valores místicos. Em 1922 escreveu A Pintura e Suas Leis, um estudo das regras da arte religiosa da Idade Média.

Homme dans un Hamac

A partir de 1934, dedicou-se à pintura-mural, tendo pintado, em 1952, um afresco para a capela de Chantilly. 

Albert Gleizes morreu em Saint-Remy-de-Provence, na França, em 23 de junho de 1953.

Untitled

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário