Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 20 de julho de 2014

Arte do Blog

O Brasil sediou a Copa do Mundo pela segunda vez. Na primeira o Uruguai foi campeão, desta vez os alemães levaram o caneco. Além disso ficaram com o cetro de reis do futebol. A organização e o empenho mostrados impressionaram e certamente vão mudar a forma de muitos países jogarem futebol. Mas num passado não tão recente, (1919-1935) a arte e o design mundiais também foram influenciados por uma escola alemã, a Bauhaus. Hoje apresentamos os trabalhos de um notável pintor dessa notável escola. Com vocês, Johannes Itten.

Junglingb

Johannes Itten

Johannes Itten (1888-1967) foi pintor, docente e ensaísta místico, ativo na primeira fase da Bauhaus e, ao lado de Gropius, a figura mais marcante desta primeira fase. Itten amalgou ideias místicas, religiosas e artísticas num peculiar desenho pedagógico. Tinha uma concepção própria da natureza, influenciada pelo Platonismo e pela filosofia oriental. Adotou uma versão do Masdeísmo, uma arcaica religião persa; o seu culto exigia um austero estilo de vida, jejuns periódicos e dieta vegetariana.

farbformen-und-struktuten-1953
  
Itten nasceu em Suderen-Linden, na Suíça, foi professor de escola primária, e teve formação de pintor com Adolf Hoelzel, cuja didática no ensino de arte e teoria de composição influenciaram o seu trabalho. Lecionou Arte perto de Berna, transferindo–se para Viena para dirigir uma escola de arte. Nesta época foi apresentado a Gropius que o convidou para dar uma palestra sobre os Ensinamentos dos Mestres Antigos na Sessão inaugural da Bauhaus em 21 de Março de 1919, no Teatro Nacional de Weimar.

Meeting - 1916

Na Bauhaus, Itten instituiu o Vorkurs, o ensino preliminar, no qual os alunos aprendiam de maneira totalmente nova, princípios e as técnicas mais elementares. Suas aulas eram iniciadas com exercícios de ginástica e respiratórios - segundo ele, isso descontraia e relaxava os estudantes, antes de iniciar a "direção e ordem fluentes".

Farbkreis - 1961

Os desenhos com modelos vivos, nesta etapa do curso eram utilizados modelos femininos (os estudantes posavam vestidos uns para os outros). Tais estudos eram voltados para representações rítmicas, sendo raras as apresentações realistas. Teve como assistente em suas aulas a professora Gertrud Grunow, com quem tinha muitas idéias afins. Gertrud, por sua vez, trabalhava com a teoria da harmonização, que se baseava na crença de que cada pessoa possuía um equilíbrio universal de cor, música, percepção, forma; equilíbrio que podia ser redescoberto através de exercícios físicos de concentração. As teorias desenvolvidas por Itten tinham por objetivo o "eu": os estudantes deviam procurar o seu próprio ritmo e desenvolver uma personalidade harmoniosa.

Johannes Itten faleceu em 25 de março de 1967, em Zurique.

baden-baden - 1965

 Clique aqui para saber mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário