Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 13 de julho de 2014

Arte do Blog

O Brasil está sediando a Copa do Mundo pela segunda vez. No período dedicado ao ludopédio publicaremos obras de artistas dos países que concorrem ao cetro. Hoje, dia da decisão, homenageamos a Argentina, sendo o artista escolhido Marcelo Bonevardi, destacado pintor de reconhecimento mundial.

Arco rojo, 1957

Marcelo Bonevardi

Marcelo Bonevardi nasceu em Buenos Aires, em 13 de maio de 1929, no bairrol San José de Flores. Entre 1948 e 1950 cursou arquitetura na Universidad Nacional de Buenos Aires, carreira que abandonou para dedicar-se à arte. Autodidata,  no início copiou a natureza. Com o tempo a paisagem foi simplificando-se paulatinamente até adquirir contornos metafísicos.

"emparedado"
  
En 1950 viajou à Italia e deu início às suas primeras investigações no campo da figuração. Atraído pela obra de Piero Della Francesca, Fra Angélico e Giotto, decidiu estudar também os aspectos compositivos da linguagem renascentista. Em 1958 Simon ganhou o Guggenheim Fellowship, e no ano seguinte ele se estabeleceu em Nova York. Lá, entrou em contato com as inovações mais importantes da década, mas estava mais interessado nas culturas arcaicas. Consequentemente, em 1963, vieram suas pinturas-estruturas. Na primeira etapa, Boneverdi incorporou formas geométricas e objetos salientes ou colocados em nichos côncavos, gerando mobilidade no plano.

Sem título

O uso da geometria e a presença de alguns elementos do informalismo são indicativos de uma preferência para a ambiguidade espacial, uma das principais características de sua produção artística. Os elementos anexados usam o fragmento como recurso estético e conceitual. Neste e em outros casos, a função dele é atuar como uma metáfora para um mundo mágico imaginário e alcançar o efeito de unidade e totalidade.

Trofeo

Como parte de seu trabalho acadêmico foi nomeado Professor Assistente de Belas Artes UNCBA em 1956. Também foi designado como juiz de arte latino-americana e do Caribe para a John Simon Guggenheim Foundation, em 1979. Expôs seus trabalhos em várias cidades ao redor do mundo. Entre outras distinções, recebeu as láureas: Aquisição Award, XXXVI Exposição Anual de Artes Visuais, MMBAJBC 1957 Prémio Internacional, X Bienal de São Paulo, Brasil 1969, Rosario 1987 Award e Platinum Award Konex 1992.

Em 1991 instalou-se na cidade de Córdoba, lugar onde morreu em 1 de Fevereiro de 1994.


Cage V

 Clique aqui para saber mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário