Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 8 de junho de 2014

Arte do Blog

Hoje temos conosco Eugene Boudin, pintor francês considerado como um dos precursores do Impressionismo.

Small Canal in Venice I

Eugene Boudin

Eugène Boudin (Honfleur,12 de Julho de 1824 - Deauville, 8 de Agosto de 1898) foi inicialmente marinheiro e tornou-se posteriormente um dos mais notáveis pintores franceses do século XIX. Ao expor em suas telas as variações da atmosfera os jogos de luz e cor e a fluidez dos horizontes no mar, desenvolveu um estilo que o tornou conhecido como um dos  precursores do Impressionismo,


Quatre Femmes a la Plage
B
Boudin estudou alguns anos em Paris com uma bolsa obtida em 1851, antes de se recolher às regiões do litoral francês, em Le Havre, Honfleur ou Trouville, onde veio a se inspirar. Em 1865, ao conhecer os óleos e pastéis de Boudin, Baudelaire escreveu, a respeito do artista, frases que mais tarde poderiam ser aplicadas aos impressionistas. 

The Cliffs at Etretat 1890

Iniciador de Monet, ainda adolescente quando os dois se encontraram em 1858, Boudin foi marcado pelas suas relações com Johan Jongkind, Jean-François Millet e Jean-Baptiste Camille Corot. Este último costumava chamá-lo de "rei dos céus" pelo tratamento pictórico que dava às nuvens, as nuances de azul e o reflexo que esses fenômenos produziam nas paisagens.

Lavoir du Chevel Blanc a Trouville
 v
O Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro possui em seu acervo vinte quadros de Boudin. Constitui o maior conjunto de obras pertencente a uma instituição pública fora da França. A coleção abarca toda a trajetória artística do pintor, expressando a sua evolução pois corresponde a mais de trinta e cinco anos de produção, desde seus primeiros quadros, amadurecimento e apogeu.
Eugène Boudin morreu em Deauville, próximo de sua aldeia natal, a 8 de Agosto de 1898. (Fonte: Wikipédia)


Breton Pardon

Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário