Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 22 de junho de 2014

Arte do Blog

O Brasil está sediando a Copa do Mundo pela segunda vez. No período dedicado ao ludopédio publicaremos obras de artistas dos países que concorrem ao cetro. Hoje o país homenageado é a Argentina através de Emilio Pettoruti, um craque dos pincéis.




O Homem da Flor Amarela


Emilio Pettoruti

Emilio Pettoruti nasceu em La Plata, em Buenos Aires, na Argentina, em 1892.Estudou na Academia de Belas Artes do Prata. Em 1913 foi para Florença, Itália, onde se ligou ao grupo futurista italiano. Em 1916 fez a sua primeira exposição na Galeria Gonnelli. Foi em seguida para Roma, onde conheceu Chirico, Balla e os artistas italianos agrupados na "Cronache d'Attualitá y Valori Plastici". Fez desenhos para revistas entre elas "Il Mondo", para as casas de alta costura e desenhos para livros. Instalou-se em Milão e foi admitido como sócio da Família Artística de Milão. Sua pintura se aproxima do cubismo em busca da representação do movimento. Em 1919, expòs no Liceu de Milão e no ano seguinte na Galeria de Arte.






El jardin full

Em 1924 foi para Paris onde conheceu Juan Gris e Gino Severini, voltando em julho para Buenos Aires. Em setembro fez exposição no Salão de Witcomb e foi defendido da crítica adversa por Martín Fierro. Em 1926 fez exposição em Córdoba, e o governo da província compra "Los Bailarines". Em 1927 foi nomeado Diretor do Museu Provincial de Belas Artes do Prata. Em 1940 realizou uma exposição retrospectiva no "Amigos da Arte".
B
Vallambrosa, 1916

Em 1942 foi para os Estados Unidos e fez exposição no Museu de Arte de São Francisco. Em 1950 o Museu Nacional de Santiago do Chile realizou uma grande retrospectiva de sua obra. Em 1952, mudou-se para Milão e no ano seguinte foi para Paris. Em 1956 entrou para a Academia Nacional de Belas Artes e recebeu o Prêmio Continental Guggenheim das Américas.

Fobies

Dentre as suas inúmeras participações em exposições internacionais destacam-se os "Salões das Realidades Novas e Arte Abstrata Construtiva Internacional" da Galeria Denise-René em 1961. Em 1968 publicou sua biografia "Um pintor diante do espelho". Em 1971, com obras realizadas entre 1914 e 1924, ele representou a Argentina na Bienal de São Paulo.

Emilio Pettoruti morreu em Paris, na França, em 1971.
v

The Blue Grotto of Capri

Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário